Abrir loja virtual: o segredo do e-commerce revelado

Abrir loja virtual: o segredo do e-commerce revelado

Esse relatório faz parte da série Criando Oportunidades. Se você não leu os relatórios anteriores, pode conferir aqui. Você vai descobrir um segredo do e-commerce sobre abrir uma loja virtual e desvendar diversos mitos sobre a escolha da plataforma de e-commerce. Boa leitura!

A internet é um verdadeiro mundo de informações. Você pode encontrar textos, vídeos, blogs e canais sobre qualquer assunto. Em poucos anos, produzimos mais conteúdo do que toda a história anterior da humanidade.

A velocidade com que produzimos conteúdo é realmente assustadora. E acabamos ficando viciados nesse mundo de conteúdo, seja em blogs, redes sociais ou vídeos no YouTube.

Parece que é algo natural. Quando queremos aprender ou saber sobre alguma coisa, vamos direto para a internet e começamos nossa pesquisa. Sempre achamos alguém falando sobre exatamente aquilo que queremos saber. E isso é muito bom!

Quando alguém decide montar um novo negócio ou abrir uma loja virtual, normalmente segue o mesmo caminho. Primeiro pesquisa na internet, lê blogs e assisti vídeos no YouTube.

Em alguns casos mais específicos, compra livros, assiste palestras especializadas e até matrícula-se em cursos de e-commerce. Afinal, quer coletar o máximo de informações possíveis e aprender sobre esse mundo novo.

Então você encontra um verdadeiro batalhão de “especialistas” super ansiosos para compartilhar conselhos, opiniões e histórias de sucesso com você. Vendo esse pessoal falar, parece que tudo é muito fácil e basta fazer um bom planejamento para criar um negócio de sucesso. Ou então apenas fazer a matrícula em um determinado curso para aprender a vender muito na internet. Parece tão fácil que você pode até mesmo aprender e-commerce na prática apenas assistindo aulas virtuais.

O problema disso tudo é que existe muita informação distorcida e até mesmo conteúdo enganoso. Consumindo conteúdos da internet, vejo que muitos mitos sobre e-commerce já foram criados. E o pior, muitos blogs e redes sociais ajudam a propagar e ampliar tais mitos. E alguns desses mitos servem apenas para vender livros, cursos, palestras e plataformas de e-commerce.

Eu sou empreendedor há mais de 20 anos no mercado de tecnologia da informação e e-commerce. Tive o privilégio de vivenciar a criação e a evolução desse mercado. Minha empresa é a Bertholdo e tenho muito orgulho dela ser independente. Nós não vendemos livros, cursos e nem palestras. Também não somos parceiros e nem patrocinados por nenhuma plataforma de e-commerce. Nossa única receita vem da prestação de serviços. Nosso compromisso é com o sucesso dos nossos clientes. Logo, podemos fazer uma avaliação independente sobre os mitos do e-commerce.

Nesse texto vou falar sobre alguns desses mitos e relevar um segredo essencial sobre e-commerce. Considero esse segredo essencial para evitar que você cometa erros desnecessários ou até mesmo aprenda como corrigir erros que já cometeu, caso já tenha uma loja online em funcionamento.

A escolha da plataforma de e-commerce é essencial 

Quando alguém decide montar uma loja online e pesquisa na internet, vai encontrar diversos textos explicando como fazer. A maioria apresenta um passo a passo. E inevitavelmente, nesse texto, existe algum item sobre a escolha da plataforma de e-commerce.

A primeira dúvida que surge é: O que afinal é essa tal de plataforma de e-commerce?

Então, vamos esclarecer. A plataforma de e-commerce nada mais é que o sistema web que gerencia as operações do negócio e a visualização da loja virtual na internet. Ela inclui pelo menos uma camada de apresentação (layout e visual da loja), outra camada de código-fonte e um banco de dados, responsável por armazenar os dados. Eu sei que isso é muito técnico. Desculpa!

Outra forma mais simples de entender a plataforma de e-commerce é pensar nas suas funcionalidades. Através da plataforma você pode cadastrar produtos, incluir seus respectivos preços e promoções, controlar o estoque, disponibilizar meios de pagamento, gerenciar o frete e o envio dos pedidos e analisar relatórios operacionais e estratégicos do seu negócio. Ou seja é o software onde você vai operacionalizar suas vendas na internet.

Agora que já definimos a plataforma de e-commerce, podemos falar sobre o primeiro mito. Na grande maioria dos textos e blogs sobre como montar uma loja virtual, você vai encontrar que escolher a plataforma é uma das decisões mais importantes. E até mesmo alguém dizendo que essa escolha é essencial para o sucesso do seu negócio.

Isso não é verdade absoluta!

O sucesso de uma loja virtual pode ser avaliado de várias formas. Mas a principal medida de sucesso é quanto sua loja vende. E aqui está o meu primeiro segredo sobre e-commerce: Você pode vender seus produtos utilizando qualquer plataforma de e-commerce.

Realmente, escolher uma plataforma é necessário. Mas você deve ter total liberdade para escolher a plataforma que julgar mais adequada. Pois o sucesso do seu negócio depende pouco da plataforma escolhida. Todas as principais plataformas do mercado possuem as funcionalidades básicas para vender. E, quando você monta sua loja virtual, a única coisa que realmente interessa é vender.

Você pode estar se perguntando: Então, por que tantos blogs dizem que a escolha da plataforma é tão importante?

Isso é bastante simples. Muitos blogs são patrocinados ou pertencem à empresas que vendem plataformas de e-commerce. Logo, nada mais natural que utilizar o texto para vender o produto. Lembra daquele papo de post patrocinado?

Continue Lendo no Blog da Bertholdo...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Bertholdinho Bot

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos