Abuso Reverso
Este é um texto-alerta para homens e mulheres.
Olá mulheres, não sejam abusivas com seus parceiros.
Se você acha que estou sendo contraditória, me posicionando como feminista e agora defendendo homens… eu te peço que você pesquise mais sobre o que é o feminismo. Depois a gente conversa.
Pois bem, apresento através deste texto minha singela posição contrária às mulheres que são abusivas em seu relacionamento. Venho dizer: mulher, pare. Assim como não queremos ser exploradas física e/ou psicologicamente por homens, não podemos fazer o mesmo com eles. É aquela regra que a mamãe ensinou quando você tinha seis anos: não faça para os amiguinhos o que você não quer que façam com você.
Este pode ser um assunto que não é levado a sério, mas os estragos dos abusos psicológicos que algumas mulheres praticam sobre seus companheiros pode gerar um impacto negativo sobre eles. Tive amigos com cicatrizes nos braços por surtos de ciúmes de suas namos que ficavam descontroladas e arranhavam eles como um animal (no caso o animal era ela). Tive amigos que levavam tapas, socos, chutes por terem ido ao futebol, saído tomar uma cerveja, almoçado com colegas (mulheres) do trabalho...
Tenho amigos sem auto-confiança pois as companheiras deles afirmavam o tempo todo que se não fosse elas, ninguém mais amaria ele, que eles eram feios, burros, incapazes. Vejo também a vergonha de falarem sobre isso ou a mania de levar na brincadeira. "Mulheres são todas loucas mesmo", "só muda o endereço" ou ainda acham que toda relação será assim e que isso é normal. Amigos, tenho uma novidade: não é.
Prezadas humanas do sexo feminino, existem certos comportamentos que devem ser evitados em relacionamentos e essa regra vale para seu parceiro e para você também. Vou listar alguns:
- Proibir o parceiro de sair com os amigos (isso mesmo, só ele, sem você do lado);
- Não deixar ele ir no futebol* (se for realmente futebol, qual o problema? E o * é porque ele pode ter outros hobbies);
- Negar a ele o direito de ter amigas (sim, a famosa amiguinha);
- Exigir a senha das redes sociais dele;
- Mexer no celular da criatura sem prévia autorização dele;
- Chamar ele de feio, incapaz, gordo, idiota, etc;
- Machucar ele com unhadas, chutes, puxões de cabelo e afins;
- Fazer chantagem emocional;
- Chorar e/ou gritar até conseguir o que quer;
- Ameaçar terminar com ele se ele não fizer 'isso' ou 'aquilo';
- Adicione aqui o que mais você possa considerar um comportamento abusivo.
Não estou aqui para bancar a melhor e mais perfeita parceira do mundo. Na verdade admito que já tive comportamentos abusivos. Mas reflito sempre, me coloco no lugar dele, e penso "e se fosse ao contrário"? Afinal, se você quer estar em um relacionamento, nada mais justo do que exigir respeito e respeitar quem está com você. Da mesma forma que amo minha liberdade, amo meus amigos homens, amo minha privacidade… meu parceiro também ama. Tenho 50% da responsabilidade de fazer o relacionamento ser harmonioso e feliz.
É lógico que existem casos e mais casos e mais casos… Mas peço licença para dar-lhe conselhos amorosos: se seu namo tem uma amiga mulher, não tenha ciúmes, afinal, seu parceiro deve ser uma pessoa incrível e a amiga dele também. Não crie inimigos à toa. Proibir ele de ir jogar futebol? Hm, só se ele te proibir de ir jogar vôlei também. Não deixar ele sair com os amigos? Hm, só se ele te proibir de sair com seus amigos. Machucar ele por ciúmes? Hm, vai procurar um psicólogo. Ps. Caso ele esteja te proibindo de fazer algo, eu te proíbo de seguir com esse relacionamento.
Homens, peço encarecidamente que respeitem suas parceiras. Façam com que elas se sintam amadas, respeitadas e completas. Mulheres, peço encarecidamente que respeitem seus parceiros. Façam com que eles se sintam amados, respeitados e completos.
E se seu parceiro(a) não te respeita, te machuca (física ou verbalmente), não te faz se sentir completo e amado? Na boa, pede demissão desse cargo aí. Você merece alguém que te faça se sentir bem, confiante e feliz. Não alguém que diminua, menospreze e imponha limites aos seus sonhos e sua capacidade. E pode ficar tranquilo(a) que ele(a) não é a única pessoa do mundo que vai te amar. Tem gente pra caramba mundo afora. Continue a nadar (frase da Dory, miga do Nemo).
Ah, com sua permissão, um último comentário. Meninas, mulheres… Se seu parceiro te traiu, não ataquem a amante. Lembre-se que você estava em um relacionamento com ELE. Ele te traiu. Não a amante. Vamos apontar os dedos a quem merece. Homens, o mesmo vale para vocês. E se você foi traído(a), lembre-se: isso JAMAIS te dará o direito de agredir seu (provavelmente ex) parceiro(a).
Texto escrito por um mundo com mais respeito. Por um mundo onde homens possam chorar livremente, expressar suas dores, medos e frustrações sem serem julgados por isso.
Por Fran Rozzatti :)