Acabe com a ansiedade na entrevista de emprego
O artigo apresenta técnicas para eliminar ou reduzir a ansiedade no momento da entrevista de emprego.
A ansiedade é conectada à mente. Ela pode gerar diversos sintomas físicos como tremor, palidez, taquicardia, gagueira, mãos suando. A ansiedade é um tema muito abrangente, mas normalmente ocorre quando o indivíduo possui uma preocupação.
No caso de processo seletivo, é compreensível se sentir ansioso(a). O problema é quando o nervosismo é excessivo e interfere na performance do candidato.
Não há um método que acabe com o nervosismo para sempre, Contudo, através de treinamentos é possível amenizar a tensão e não deixar que ela atrapalhe o desempenho do candidato. O candidato ficará menos nervoso a medida que se perceber mais preparado.
Hoje em dia, há treinamentos com psicólogos da abordagem TCC (terapia cognitiva comportamental) e com coaches que podem auxiliar aos candidatos a obterem ótimos resultados. Estes profissionais estão capacitados a trabalharem as inseguranças através de técnicas.
De qualquer forma, seguem algumas estratégias que podem ajudar bastante o candidato a se sentir fortalecido para enfrentar o desafio:
1)Faça dois exercícios de autoconhecimento:
]Quando você observou a ansiedade (em que entrevista)? Como foi a sua reação física? O que passou pela sua cabeça? Foi um fato isolado ou aconteceu em todas as entrevistas de emprego? Ocorreu em todos os momentos da vida em que buscava recolocação ou iniciou nessa nova fase de desemprego? Anote tudo. Essa atividade de autoconhecimento serve para você identificar o funcionamento da sua ansiedade.
]Pense sobre o seu maior receio. Se você fica ansioso é porque teme que pode não conseguir o emprego. O que mais te angústia com o desemprego? Identificar o maior inimigo nos ajuda a trabalhá-lo e na superação ou redução.
2)Efetue exercícios constantes de respiração. Inspire e solte o ar, mas não só no dia da entrevista, e sim ao longo de todo o período pela busca de sua colocação. A respiração inteligente nos tranquiliza e colabora com a saúde cognitiva do cérebro. Caso a ansiedade seja muito forte, faça pelo menos cinco séries de 1 minuto ao dia. Inspire lentamente pelo nariz e solte o ar pela boca visualizando a palavra CALMA. Assim, o exercício físico atuará também na sua mente.
3)Trabalhe a seguinte questão: Uma desclassificação em um processo seletivo não acarretará em resultados negativos na minha vida. Afinal, é apenas uma entrevista. Há inúmeros motivos que se podem eliminar um candidato no processo seletivo, inclusive ele ser superior à oferta de emprego.
4)Elimine a crença de que o entrevistador está ali para te reprovar. Ele não é uma pessoa cruel, mas também não está fazendo caridade. Simplesmente é um profissional que deseja fechar a vaga e procura o candidato que está em sintonia com as expectativas da empresa (pois é uma de suas responsabilidades). Além disso, quando lhe convidam para participar de uma entrevista, já significa que você tem afinidade com a vaga. Provavelmente o recrutador recebeu inúmeros currículos e pelo fato de você ser chamado já é um diferencial entre os demais.
4)Quando for convidado a participar de um processo seletivo, procure verificar se é entrevista individual ou coletiva, com o RH ou com a Diretoria. Dessa forma, você não será surpreendido quando chegar no momento da entrevista. Pesquisar também o Linkedin dos profissionais é uma boa, pois ajuda a ter uma ideia sobre os perfis dos profissionais que trabalham na companhia.
5) Chegue com 30 min. de antecedência (antes disso pode demonstrar ansiedade). Enquanto aguarda a ser chamado, tente se preparar. Caso possa, peça para ir ao toalete e faça um breve exercício de respiração.
6)No momento da entrevista, preocupe-se mais em ser agradável do que ser aprovado. Veja bem, não estou dizendo para não dar o seu melhor. Digo que no momento da entrevista se você apenas manter a preocupação em ser aprovado, corre o risco da sua ansiedade voltar rapidamente. Então, tente desviar o seu pensamento do que te faz ficar ansioso. É uma estratégia.
7) Busque encarar cada entrevista de emprego como uma nova experiência. Implante a positividade na sua mente e no seu coração.
Muito sucesso para você.
Paula Malaquias - Psicóloga
Gerente de Transportes | E-commerce | Ship From Store | Delivery | B2B B2C | Cross Docking | Planejamento Estratégico | Omnichannel | Digital | Varejo | First mile e Last mile | Projetos | Distribuição | Green Belt
4 aPaula Oliveira parabens pelo artigo.A busca por recolocação, exigências, discriminação, insegurança no futuro, está abalando a estrutura emocional das pessoas. Quando recebem uma oportunidade muito rara de participar de um processo seletivo, para muitos é como acertar na mega Sena. É muito difícil não demonstrar ansiedade nesse momento que para muitos é como se fosse questão de sobrevivência. Eu me vi nessa situação e percebi que não me ajudava em nada. Procurei dentro de mim uma força maior que eu mesmo e consegui. Graças a Deus, tive êxito em todas as últimas 5 entrevistas, de entrevistado, me senti o entrevistando. O que faltou foi acordo salarial. Tenho muitas histórias para contar sobre entrevistas