Acertando meu caixa!
Já estamos quase no meio de 2018, pulamos sete ondinhas na praia, passamos a virada de branco, seguimos todo o ritual estabelecido, passou o Carnaval, porém dias depois nos damos conta de que nada aconteceu, o carne do IPTU chegou, o IPVA veio salgado, a fatura do cartão de crédito vem nas alturas, sem contar as mensalidades da faculdade ou da escola das crianças se for o caso.
Pelo visto a conta não vai fechar novamente, e teremos mais um ano de sofrimento, faltando salário para fechar o mês, mas para evitar que esse ano seja igual aos anos anteriores vou deixar aqui algumas dicas de como fechar a conta no final do mês.
Em primeiro lugar, tenha foco total no seu orçamento e tenha consciência e responsabilidade que os próximos meses serão de saneamento de seu orçamento.
É preciso planilhar, faça o seu orçamento mês a mês, se você não tem um norte, não pode começar a caminhar.
Corte todos os custos desnecessários, por exemplo: eu tenho um colega que há dois anos cortou o cartão de crédito.
Em sua planilha de custos, de preferência ao pagamento de dívidas passadas, começando pelas mais altas.
Abra mão de alguns bens, por exemplo: se você tem dois carros, venda o mais caro e fique com o mais barato, isso vai refletir no próximo IPVA e no consumo de gasolina mensal.
Se com tudo isso, você ainda não conseguiu quitar seus débitos, opte por um empréstimo, existem linhas de crédito bem baratas, basta fazer uma pesquisa que você encontrará linhas a 1,49% ao mês.
Não compre nada além do necessário, caso seja fundamental uma nova aquisição, pague a vista, é melhor por dois motivos, a) pagamentos a vista sempre tem descontos, b) em parcelamentos muito longos quando quitamos o bem, o mesmo já estara deteriorado.
Quando terminar de quitar seus compromissos é preciso mais responsabilidade ainda para não voltar à atual situação, nesse momento é prudente criar o hábito de poupar, criando uma reserva mensal de seu orçamento para investimentos.
Sei que é difícil seguir esses passos, mas com educação, empreendimento e foco a dor de abrir do consumo presente vai doer no começo. Mas no final quando você começar a ver os novos resultados de seu orçamento, com dinheiro sobrando e não ter mais aquela preocupação de qual conta pagar, o sacrifício inicial valera.