A importância de um curso técnico
Atualmente o Brasil e o mundo passam por uma fase de mudanças históricas, e isso pode ser notado claramente no mercado de trabalho, em quese tem exigido colaboradores cada vez mais preparados.Antigamente o inglês era um diferencial, porém nos dias de hoje , ele é pré-requisito.Uma sólida formação acadêmica era o supra- sumo do mercado, mas hoje com tantas universidades, o diploma transformou-se numa commodity. As perguntas que ficamsão as seguintes:como se diferenciar nesse ambiente corporativo cada vez mais competitivo e como custear os estudos ?
O Censo realizado em 2010 pelo IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta um crescimento de 4,4% em 2000 para 7,9% em 2010, em relação ao número de estudantes formados no curso superior. Mesmo assim ainda é pequeno.Outra pesquisa aponta que mais da metade dos brasileiros, não consegue concluir o ensino médio.
Esses dados são realmente alarmantes e mostram que ainda existe uma lacuna muito grande no setor educacional brasileiro. As origens desse problema são amplas e muito difíceis de serem tratadas numa única linha de raciocínio. Por que mesmo com tantos incentivos do Governo para o setor, o gargalo ainda é grande.Por exemplo: existem o Bolsa Família, que é um auxílio às famílias carentes, em que elas se comprometem a deixar os filhos na escola; há também o ProUni e principalmente o FIES, que é uma linha de crédito a universitários carentes.
Isso sem contar as bolsas oferecidas pelas instituições aos melhores talentos. Mesmo com essas oportunidades, ainda existe uma grande massa que não consegue sequer concluir o ensino médio.A conclusão do ensino superior e mais afunilada ainda.
Diante desse quadro, surge uma questão: como vencer esse obstáculo e conquistar uma oportunidade no mercado?
Existe uma saída de curto prazo que precisa ser levada em consideração, que são os tradicionais cursos técnicos.O diploma deles não possuem o mesmo peso de um curso superior, mas já servem como ponte para uma boa colocação. Com os frutos desse novo emprego, já seria possível vislumbrar uma vida acadêmica.
Um diferencial no longo prazo na carreira desse trabalhador será conclusão do curso técnico, somado ao diploma universitário.
Portanto se você vive essa realidade no curto prazo que é a falta de recursos para custear uma Universidade, está na hora de começar a pensar nessa alternativa do curso técnico.
Pense com calma, procure um instituto de formação sério e comece uma nova fase.
Bons estudos a todos!