Acessibilidade como Cultura
Imagem de capa: escrito o número 06 em preto com fundo cinza na esquerda e escrito acessibilidade como cultura em branco com fundo preto.

Acessibilidade como Cultura

Após percorrer o caminho debatendo sobre Daltonismo e Dislexia, chegamos ao fim dessa parte do projeto, que tem o intuito de ser o começo para muitas outros. Propomos falar de forma simples e objetiva sobre acessibilidade para Daltônicos e Disléxicos, pois como Profissionais muitas vezes também tivemos dúvidas por onde começar.

Quando projetamos pensando em todos os possíveis usuários, estamos aumentando em cerca de 10% o número base de usuários teríamos. Isso pode gerar tanto impacto social como financeiro, é um jogo de ganha-ganha. A realidade do mercado é agilidade nas entregas com a maior qualidade técnica possível, e com essa premissa em mente tentamos desmistificar a criação de interfaces acessíveis. 

Nosso objetivo é abrir o campo de visão de todas as pessoas, mostrando quais são os requisitos para que tenhamos uma web acessível para Daltônicos e Disléxicos. Além de reforçar um importante assunto, que vem sendo amplamente falado por pessoas maravilhosas, que vale a pena indicar aqui, para que mais pessoas também conheçam:

Instagram:  

@redisignforall | @movimentowebparatodos | @msales

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Estes são apenas de alguns dos perfis que trazem todo dia esse assunto, e nos inspiram a cada vez mais debater e fomentar uma visão inclusiva.

Por fim queremos lembrar dois pontos importantes que assumimos ao escolher a profissão de Designer: Design Inclusivo e Design Universal. Ambos refletem a importância de projetar para todos e ter como princípio melhorar a vida das pessoas. O mundo já está na web e não podemos deixar ninguém de fora, por simplesmente negligenciar pequenas práticas que fazem a diferença.

Conheça as Designers que escreveram esses artigos:

 Gabriela Castro e Joseana Mar

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Esse trabalho só foi possível devido a muitas pesquisas e conversas com Profissionais da área, agradecemos @Ivna Ravanello e @Flavio Santana pelo tempo que nos foi doado, e a Prof. Fabrizia, por toda a orientação e correção do processo.

Essa é a ultima parte da série de seis artigos, obrigada por ler até aqui. Feedbacks e comentários são sempre bem-vindos <3.

Samuel Gomes

Designer UX na ilegra | Pós-graduação em Gamificação

4 a

Li todos os artigos da série, parabéns é um trabalho muito bom e necessário. Agradeço pelo ótimo conteúdo :D

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos