Acho melhor você pensar na ideia.
Sociedade Brasileira de Coaching e Instituto Brasileiro de Coaching

Acho melhor você pensar na ideia.

Todo ser humano tem anseios, vontades e propósitos e, por isso, cria metas e objetivos para si. Porém, algumas pessoas acabam confundindo esses dois termos e, com isso, podem ter problemas em defini-los, principalmente na hora de criar um Planejamento Pessoal, Profissional e até mesmo Empresarial.

Elas são um fator importante para que você realize os seus sonhos! 

Assim, definir seus objetivos e mensurar sua produtividade pode contribuir para o alcance de suas metas. Ou seja, saber se você ou sua empresa estão sendo produtivos é o mesmo que saber se estão fazendo aquilo que foi planejado. Sendo assim, este é o primeiro passo para que você faça um diagnóstico e entenda o estado atual em que você e sua organização se encontram e o estado que pretendem estar com o passar do tempo.

A definição de metas é fundamental para ajudar a esclarecer os caminhos a serem tomados e monitorar o seu progresso. Elas também são essenciais para adaptar suas estratégias e se motivar.

Objetivos: dão descrições concretas de onde está se querendo chegar, ou o que está se tentando alcançar, ou seja, o propósito. O objetivo é estratégico e abrangente.

Metas: são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que elas são temporais, ou seja, têm prazos específicos para acontecerem.

Independentemente da área em que atuemos, todos nós precisamos estabelecer metas e objetivos, seja na vida pessoal ou na vida profissional. Sendo assim, é fundamental que tenhamos clareza do que queremos alcançar ao longo da vida e de que maneira vamos fazer para atingir os sonhos e objetivos que traçarmos rumo à nossa própria felicidade, uma vez que esta missão cabe somente a nós mesmos e a mais ninguém.

  • Metas de curto prazo: você pode começar a trabalhar em direção a elas imediatamente; elas podem ser cumpridas em dias ou semanas; realizam a manutenção da sua motivação quando realizadas, mesmo que pequenas.
  • Metas de médio prazo: as metas de curto prazo são uma preparação para elas; através do cumprimento de diversas médias de curto prazo, elas podem ser obtidas; trabalhar em direção a elas pode exigir mais tempo e divisão de tarefas em metas de curto prazo.
  • Metas de longo prazo: estão mais próximas do seu objetivo final; podem levar anos para serem cumpridas; exigem um maior planejamento e grande quantidade de metas de curto e médio prazo.

Sem as metas, o sucesso só vem por um golpe de sorte. E contar com isso significa abdicar do controle que você tem sobre sua própria vida. Definir metas é importante pois, além de te fornecer um caminho a traçar, elas ajudam a medir seus resultados e fazer ajustes quando necessário.

Além de tudo isso, elas tornam os objetivos menos assustadores. Pensar que, para realizar seu sonho, você precisa fazer uma formação de cinco anos em uma faculdade super concorrida, por exemplo, pode sobrecarregar qualquer um. No entanto, se você dividir esse objetivo em metas, pode chegar a coisas simples e alcançáveis hoje mesmo, como estudar por uma hora sem interrupções.

Nossas metas estão intimamente ligadas com nossos princípios. Dificilmente você conseguirá manter sua produtividade caso não consiga identificá-los. Os princípios norteiam nossas decisões e são responsáveis pelos nossos resultados, logo, nossas metas devem estar neste mesmo padrão. Crie metas baseadas nos seus valores.

Para a elaboração de metas, alguns pontos devem ser observados. As metas devem ser:

  • Específicas - Elas devem ter detalhes, informações, prazos, quantidades. Tudo deve ser especificado para que não restem dúvidas de qual é o resultado que você deseja atingir.
  • Mensuráveis - O que nos mostra que é necessário determinar um indicador tangível e com possibilidade de mensuração. Este indicador irá contribuir para a organização atingir a meta traçada.
  • Atingíveis - Desejar obter resultados incríveis é o que todos querem, mas o gestor deve ter em mente que as metas devem estar em uma realidade possível. 
  • Relevantes - Não é interessante criar metas que não façam sentido para as equipes e que não vão gerar resultados positivos dentro da empresa. O mesmo vale para suas metas pessoais.
  • Temporais - Toda meta é preciso determinar um tempo para que ela se cumpra. Estabelecer uma meta sem um prazo não faz sentido, além de que a mesma não será levada a sério da forma que deveria ser levada.

_____

Conheça mais do meu trabalho no Instagram.

Faça parte da minha lista de transmissão pelo Whatsapp para receber conteúdos semanais.

Acesse o Linktree para ter mais informações sobre meus projetos.

_____

Quem é sou eu?

Sou formado em Administração, com especialização em Gestão Empresarial e Finanças e Controladoria. Atuei como Supervisor em uma loja comercial, exercendo diversas atividades na área de Liderança e Gestão, envolvendo os setores de Recursos Humanos, Financeiro, Marketing e Estratégico. Hoje trabalho como Professor Universitário no curso de Administração, sou coordenador do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fabio Ricardo Córdova

  • Crenças limitam sua carreira

    Crenças limitam sua carreira

    Ao longo da vida, recebemos algumas informações de pessoas e situações que acontecem ao nosso redor, que, em muitos…

  • Fracassar não é uma escolha!

    Fracassar não é uma escolha!

    É possível compreender que fracassar está condicionado a uma questão de derrota, de perdas, de incompetência. Mas isso…

  • Como escolher o tema do meu TCC?

    Como escolher o tema do meu TCC?

    Esse artigo é pra você, que assim como muitos estudantes não tem ideia de qual o tema usar na elaboração do Trabalho de…

  • De que forma um RH Estratégico pode ajudar sua empresa a crescer?

    De que forma um RH Estratégico pode ajudar sua empresa a crescer?

    O investimento em uma gestão inteligente, com foco em resultados e no capital humano, se tornou uma necessidade básica…

  • O poder do autoconhecimento na vida profissional

    O poder do autoconhecimento na vida profissional

    Você já se questionou se alguma decisão que tomou foi a correta? Que os caminhos que você está percorrendo agora estão…

  • Me formei, e agora?

    Me formei, e agora?

    Chegou o momento. O medo no início da graduação dá lugar ao medo de estar saindo, sem saber o que irá encontrar aqui…

    2 comentários
  • A influência de seus antepassados com os seus resultados

    A influência de seus antepassados com os seus resultados

    Antes de iniciarmos este assunto, deixo claro que não estamos tratando de religião ou crenças pessoais. As informações…

    4 comentários
  • Cursar uma graduação com o atual cenário econômico?

    Cursar uma graduação com o atual cenário econômico?

    A recessão que se instalou em nosso país ainda deixa marcas dolorosas e reflexos que afetaram e ainda afetam grande…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos