De que forma um RH Estratégico pode ajudar sua empresa a crescer?
O investimento em uma gestão inteligente, com foco em resultados e no capital humano, se tornou uma necessidade básica para as empresas que buscam manter a competitividade e garantir a longevidade de suas operações diante no cenário econômico atual. O RH estratégico é um importante aliado nesta gestão, que envolve processos cruciais, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e gerenciamento de performance.
No entanto, muitas empresas não consideram o investimento no capital humano como algo para se diferenciar no mercado, principalmente em tempos de recessão econômica, perdendo grandes oportunidades de negócios por não trabalhar com equipes de alta performance. A tendência é que o cenário seja cada vez mais dinâmico e os profissionais de Recursos Humanos trabalhem de maneira estratégica para atender essas necessidades.
Cabe ao RH uma participação ativa, definindo práticas e políticas direcionadas à atração e retenção de talentos, ao desenvolvimento dos colaboradores, às oportunidades de crescimento e à formação de equipes de alto rendimento. O RH ganhou novas responsabilidades e passou a apoiar diretamente o Gestor da Empresa. Esse papel tem caráter tanto para fornecer informações importantes para a tomada de decisão, como para suportar as estratégias da organização, através de projetos e iniciativas orientados ao capital humano, incluindo qualificação, motivação, engajamento e desempenho.
O clima organizacional tem impactos diretos no desempenho das equipes e nos níveis de comprometimento. Por isso, o RH estratégico atua diretamente na gestão e na valorização do capital humano — garantindo a saúde e o bem-estar dos colaboradores, o respeito às diferenças, o apoio à diversidade e a igualdade de direitos.
Para mensurar a efetividade de suas práticas, o RH Estratégico utiliza a pesquisa de clima organizacional, por meio de questões que envolvem o cotidiano, expectativas de crescimento, desenvolvimento profissional, reconhecimento e atuação do gestor, confirmando os níveis de satisfação das equipes, identificar os pontos fortes da gestão e os itens que devem ser aprimorados.
Ser um profissional de recursos humanos hoje em dia é uma responsabilidade cada vez mais complexa, pois além da parte burocrática necessária para o andamento dos processos organizacionais, é preciso desenvolver competências para lidar com os negócios, pensar estrategicamente e atuar em parceria com as lideranças da empresa.