Adeus 2017... Feliz 2018!
Algumas das tendências que marcaram o ano que passou devem prosseguir neste ano que começa.
Entre elas: a doutrina “America First” do governo Donald Trump, com sua postura isolacionista nas relações internacionais, e as iniciativas da China de Xi Jinping para se tornar um ator cada vez mais relevante no cenário internacional; o choque entre as forças da globalização – como o livre comércio e a integração regional –, e as da fragmentação – como o protecionismo, o nacionalismo e o separatismo –; a evolução do combate às mudanças climáticas tanto no âmbito legislativo quanto judicial, e o desenvolvimento de um direito internacional da sustentabilidade.
Tive a oportunidade de discutir alguns desses assuntos em entrevista recente para a Rádio Justiça, do STF. Além disso, tratei de forma mais ampla desses temas em minha já tradicional Retrospectiva da área internacional para o site Consultor Jurídico, para o qual venho contribuindo desde 2009 com esse balanço, que aproveito para voltar a compartilhar aqui. Seguem os links:
Entrevista – Rádio Justiça:
Artigo - Retrospectiva 2017 – Conjur:
Que neste ano que se inicia aquilo que nos aproxima prevaleça sobre o que nos separa, que o que temos em comum seja mais importante do que nossas diferenças, e que exerçamos nosso papel na construção de um mundo mais solidário e mais sustentável.
Feliz 2018 para todos!!!