ADM Empowerment
Empowerment (Empoderamento) no contexto da administração está relacionado com delegação de autoridade, em outras palavras, autonomia ampliada.
Líderes ao delegarem empoderam seus liderados para que tenham maior autonomia na realização de suas atividades.
Entretanto, nunca consegui delimitar "empowerment" apenas deste modo. Afinal, é uma palavra poderosa que evoca compreender de forma mais abrangente o que de fato significa empoderar alguém.
Talvez a forma mais prática para esta ampliação de sentido seja perguntar se a pessoa para quem delegou-se autoridade possui efetivamente condições, potencial, competência para a autonomia recebida.
Pois, de nada adianta delegar para alguém que não possui as condições para o exercício da autoridade e autonomia proposta.
E talvez, esta seja um dos erros mais comuns - entregar algo para ser feito para alguém que não possui as condições de fazê-lo.
Então, entendo que o empoderamento não inicia da delegação, mas na capacitação de pessoas para só então no futuro delegar.
Estamos diante de muitas desafios tecnológicos que vão exigir antes da delegação de autoridade capacitação para as transformações necessárias.
São continuamente novos tempos, que exigem novas formas de administrar, de inovar, de superar e de fazer negócios.
Capacitação contínua e empoderamento gradual de pessoas é o mantra matinal de novos líderes que desejam vencer os desafios proposta.
A área de administração (ADM) que em sua abrangência e exercício já dinâmica por si própria, tornou-se ainda mais exigente - novo que exige algo novo e sem empowerment compromete-se as práticas e os próprios empreendimentos.
Apesar de toda velocidade, empoderar-se e empoderar pessoas tem seu próprio ritmo que precisa ser percebido tendo em vista evitar que o "tiro saia pela culatra", e em vez de empoderar, gere esgotamento e prejuízos.
Ederson Malheiros Menezes
www.edersonmenezes.com.br