Administração de Talentos
9. Administração de Talentos
A correta gestão de pessoas na empresa é um grande diferencial no mercado. A empresa que melhor administrar seus talentos terá mais chances de agradar seus clientes e obter excelentes resultados.
Um dos grandes desafios dos líderes é desenvolver talentos ocultos em sua equipe. Descobrir esses talentos adormecidos e manter a equipe motivada, trabalhando com prazer na empresa, é um grande diferencial.
A administração de talentos busca maximizar o desempenho dos colaboradores por meio de um modelo dinâmico de gestão estratégica de pessoas.
- Como verificar se sua equipe possui talentos escondidos?
Você pode fazer avaliações de cada colaborador e permitir que eles utilizem uma “caixa de sugestões” para manifestar e apresentar suas ideias.
Não é raro a empresa se surpreender e descobrir que muitos dos seus colaboradores têm propostas para melhorar o trabalho e atingir metas superiores daquelas que se imagina.
Promover e desenvolver talentos da equipe são tarefas importantes do líder. Para que a equipe venha desenvolver velocidade, flexibilidade e competitividade, os líderes devem capacitar, orientar e motivar os colaboradores.
Algumas técnicas utilizadas para administrar talentos são:
a) Gestão de desempenho: a correta administração do desempenho da empresa possibilita o planejamento de ações de desenvolvimento, orientação e correção. Os líderes devem buscar informações precisas para adaptar suas equipes às necessidades da empresa, atendendo sua missão e visão de futuro.
b) Gestão de competência: consiste em identificar e conhecer as competências mais importantes para a empresa e desdobrar cada uma essas competências para as mais diversas funções dos colaboradores. O objetivo é maximizar o aproveitamento das pessoas na empresa.
c) Gestão de aprendizado: sabendo quais são as competências necessárias para que a empresa obtenha sucesso, o líder deverá planejar o aprendizado de cada um dos seus colaboradores. Pode ser através da participação em cursos, palestras ou reuniões. Isso ajuda a promover o aprendizado necessário para o alcance dos objetivos da organização.
d) Gestão de sucessão de carreiras: as empresas precisam avaliar continuamente o desenvolvimento e o desempenho dos seus colaboradores para prover as pessoas certas. É necessário criar oportunidades para a retenção de talentos e fazer com que os colabores competentes sejam reconhecidos.
e) Gestão de objetivos: as metas e os objetivos da organização devem ser transmitidos de forma eficaz a todos os colaboradores. Todos tem que trabalhar em equipe, sincronizando suas ações, para que os objetivos da empresa, sua missão e sua visão sejam uma comunhão.
9.1. SWOT Pessoal
- Por que temos que fazer uma autoavaliação?
Temos que fazer uma autoavaliação para conhecermos os nossos pontos fortes e fracos. Quando você entende quais são suas potencialidades e em quais habilidades deve trabalhar, é muito mais fácil avançar. Os caminhos até seus objetivos ficam muito mais claros, e é possível adaptar-se de maneira mais dinâmica aos obstáculos encontrados. A ideia é conseguir refletir sobre seus pensamentos, sentimentos, ações e habilidades de maneira verdadeiramente crítica. Essa autoavaliação oferece benefícios positivos, capazes de realizarem grandes transformações.
A análise SWOT é um acrônimo que significa:
Strenghs_________Forças
Weaknesses______Fraquezas
Opportunities_____Oportunidades
Threats__________Ameaças
Com a análise SWOT o colaborador (ou líder) poderá refletir sobre seus pontos fortes e fracos, sobre as oportunidades e as ameaças ao seu sucesso, fortalecendo seus objetivos profissionais.
Para utilizar o método SWOT é importante que se tenha um objetivo claro. Para realizar a análise a pessoa deverá preencher o formulário abaixo com, pelo menos, três itens para cada quadrante.
PONTOS FORTES
- Quais são suas maiores qualidades, dons e talentos?
- Quais são os valores éticos que orientam sua vida?
- O que se destaca em você?
- Como usa suas competências para crescer na vida?
- O que te torna um ser único?
OPORTUNIDADES
- Quais suas chances reais de crescer na empresa onde trabalha?
- Tem o perfil profissional que a empresa busca e deseja investir?
- Quais são as habilidades que te diferenciam?
- Você é visionário, dedicado ao seu crescimento e atento ao mercado?
PONTOS FRACOS
- Quais as atitudes que prejudicam seu crescimento?
- O que está impedindo teu sucesso?
- Quais ações te impendem de ser mais feliz, próspero e realizado?
- O que faz com que você se sinta desconfortável contigo mesmo?
- O quanto você se sente motivado a lutar por seus sonhos?
AMEAÇAS
- Você domina conhecimentos e habilidades que podem ajudar em seu crescimento?
- Quais são as principais dificuldades em sua vida atualmente?
- Quem e/ou o que pode atrapalhar diretamente o seu?
- Quais aspectos da sua personalidade podem afetar negativamente os seus resultados?
Ao terminar de preencher e fazer sua autoavaliação, você terá quatro listas: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Agora deve iniciar a sua análise buscando:
§ Desenvolver seus pontos fortes de maneira que se tornem melhores e que te ajudará na busca dos seus objetivos.
§ Reduzir a seus pontos fracos de forma que deixem de serem obstáculos que dificultam atingir seus objetivos.
§ Aproveitar as oportunidades para alcançar mais rápido seus objetivos.
§ Estar preparado para as ameaças, reduzindo a possibilidade de prejudicarem a realização de seus objetivos.
A intenção é de que, ao fazer uma análise SWOT pessoal, você possa se conhecer melhor, identificar seus pontos fortes e pontos de melhoria, bem como definir seu próprio plano de ações no sentido de vencer seus obstáculos e dificuldades.
Ao fazer isso, você passa a se conhecer melhor e começa a fortalecer seus talentos e competências, aproveitando suas possibilidades, transpondo suas ameaças e conquistando suas metas, realizações e sonhos.
“O sucesso nasce do querer, da determinação e da persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” - José de Alencar -