Administração: Produtividade e Mudança Competitiva.  Versatilidade, Otimização, Mais Tecnologia e  Menos Pessoas, esta é a Tendência Mundial

Administração: Produtividade e Mudança Competitiva. Versatilidade, Otimização, Mais Tecnologia e Menos Pessoas, esta é a Tendência Mundial

O Administrador - Mudanças, habilidades novas, multifunção, adaptação e resultados: 

Administração: Produção - Operação - Maximização de Rendimento das Pessoas+Processo+Tecnologia 

Estamos em um tempo que é necessário que os líderes e liderados busquem o auto desenvolvimento, manutenção da competência e energia, para que  passem a atuar como profissionais versáteis e aptos a ocuparem várias posições permanente ou temporária na indústria com a finalidade de contribuir para produtividade, eficiência e solução de problemas que impactam o desempenho de excelência e melhoria contínua . Esta é uma tendência mundial em economia globalizada, mutável e competitiva nos negócios e segmentos diversos existentes. Empresas devem estar preparadas para trabalharem com menos pessoas, mais tecnologia, menos gastos de água, energia, tempo, retrabalho, e ao mesmo tempo com um maior nível de segurança para produzir com a mentalidade de respeito ao meio ambiente, gerando maior produtividade. É um desafio atrelado em políticas, diretrizes de vanguarda e legislação. Esta é uma realidade industrial moderna que não volta mais e forma um penamento sistêmico de gerenciar uma indústria que o século XXI. As empresas são exigidas e cobradas dentro deste modelo de determinações. A tecnologia é uma aliada forte nesta orientação, para deixar as empresas mais competitivas enxutas, onde a criatividade é um diferencial para líderes e gestores.

O Brasil hoje tem 1/5 da produtividade de um norte americano é questão de sobrevivência aumentar esta produtividade. Isto só se faz com qualificação de pessoas de um lado; e redução de pessoas menos qualificadas de outro na otimização de processo. O foco não é quantidade de pessoas; e sim qualidade das pessoas dentro das indústrias. Medidas duras de demissões e seleção de pessoal vão ocorrer . As pessoas, as empresas, os sindicatos, ministérios e órgãos do governo ligado à industria, economia, comércio e educação, devem estar com um projeto de comunicação bem clara e transparente no mundo industrial, buscando soluções integradas para este problema que vai ocorrer neste século e parece que há uma falta de coragem para expor esta realidade.

A profissão Administrador de Empresas, assim como as outras passam por um processo de mudança e versatilidade. Os administradores por exemplo, já começam a ocupar cargos e funções que já o retira do ambiente exclusivamente administrativo, dependendo da empresa. Eles já estão presentes de uma maneira ascendente no ambiente industrial, em gerenciamento de projetos e em áreas estritamente produtivas de vocação ou perfil ligadas à economia industrial, onde estão sendo úteis, tanto como staff ou gerentes de suporte para decisões sistêmicas. O ambiente contemporâneo vem exigindo habilidades, muitas vezes sobrepondo o raciocínio puramente técnico, ou cartesiano. O século XXI tem na abertura de mercado, competição, alteração dos sistemas, modelo mental, transformação social dos indivíduos / pessoas. Uso de vasta tecnologia globalizada, que são um dos fatores que alteram a forma de administrar, comunicar, liderar e gerenciar empresas no que tange pessoas, processo e tecnologia.

Historicamente tivemos um pensamento inspirado em pessoas que revolucionaram a indústria mundial. Falamos em: Eli Whitney nos fins de 1700 foco em Intercambiabilidade de Partes, Frederick Winslow Taylor inicio 1900 - foco na Administração científica e tempo de execução das tarefas (tecnicista) Henry Ford inicia 1900 foco na Produção em massa e remuneração das Pessoas - Alfred P. Sloan, Jr. 1920 foco no Planejamento Centralizado e Controle Descentralizado. Evoluímos através destes notáveis administradores sem exceção Os sistemas de administração, modus operandi e cobrança para maiores índices de produtividade levaram o gerenciamento industrial criar as suas bases organizacionais para sincronizar o desempenho de pessoas, processos e tecnologia em utilização de engenharia/administração da produção, engenharia/administração industrial, engenharia/administração de operações que são vinculadas aos tipos de produção: produção em massa, produção enxuta.

MUDANÇAS OBSERVADAS E ANEXAÇÃO DE FUNÇÕES: LIDERANÇA, PARA GERIR PESSOAS. MUDANÇAS E MELHORIAS

NA ENGENHARIA/ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL: foram introduzidos novos conceitos: linha de montagem, posto de trabalho, estoques intermediários, eliminação da monotonia do trabalho, job rotation, arranjo físico, balanceamento de linha, produtos e processos, motivação, relações sindicais, manutenção preventiva, controle estatístico de qualidade e fluxograma de processos. Filosofia de produção na prevenção de acidentes, eliminação de desperdícios de matéria prima, água, energia e mão de obra. Administrar com coragem para decidir e liderar grandes mudanças com agilidade e segurança. funcionar como coach e motivador. Pensamento sistêmico e holístico de gerentes e líderes.

NA PRODUÇÃO EM MASSA: caracteriza-se por grandes volumes de produtos extremamente padronizados, isto é, baixíssima variação nos tipos de produtos finais. Esses conceitos predominaram até meados da década de 1960. Hoje mudados e revisados. O mercado no século XXI é marcado por produtos muito similares.

NA PRODUÇÃO ENXUTA: Introduzida a partir de meados de 1960, com o surgimento de novas técnicas produtivas, como o JIT (Just in Time), Engenharia simultânea, Tecnologia de grupo, Consórcio modular, células de produção, desdobramento da função qualidade, comakership, sistemas flexíveis de manufatura, manufatura integrada por computador e benchmarking. Referencias dinâmicas, alta tecnologia e decisões rápidas para vencer a competitividade.

NOVAS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO SURGIDAS NO SÉCULO XX E ORIENTAÇÕES DE PRODUÇÃO SÉCULO XXI: Just in Time, Engenharia simultânea,  Tecnologia de grupo, Consórcio modular, Células de produção, Desdobramento da função qualidade (QFD), Comakership, Sistemas flexíveis de manufatura, Manufatura integrada por computador, Benchmarking, Produção customizada, comunicação industrial dinâmica, sincronismo de operações envolvendo pessoas, processos, tecnologia, modernização, agilidade, flexibilidade, eficiência destes sistemas. Pensar, planejar, verificar e agir de forma sistêmica e holística na atividade fim. Visão estratégica. Eliminação de ricos. Trabalho orientado organizacionalmente para as pessoas aderirem comportamentalmente a missão, visão, crenças e valores. Eficiência como forte objetivo empresarial.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MUDANÇAS: Até 1950, a indústria de transformação era a que se destacava no cenário político e econômico mundial. As chaminés das fábricas eram símbolos de poder, pois empregavam um grande número de pessoas e eram responsáveis por 90 % do Produto Interno Bruto dos países industrializados. Os manuais acadêmicos sobre produção referiam-se ao chão de fábrica (termo usado para designar os trabalhadores ou os processos relativos à fase de produção propriamente dita) e abordavam temas relativos à fabricação de bens tangíveis: arranjo físico, processos de fabricação, planejamento e controle da produção, controle de qualidade, manutenção das instalações fabris, manuseio e armazenamento de materiais. Gerir todos esses elementos era denominado Administração da Produção. Entre 1950 até 2017, grandes mudanças, tais como globalização, tecnologia, crise econômica, mercado competitivo, transformações dos sistemas e modelo de gerenciar, liderar, montar estratégias, planos e planejamento. A visão clássica vai sendo revista, para enfoque, conceito e decisões contemporâneas. Novas máquinas e procedimentos tecnológicos alteram o perfil, rendimento das pessoas, produção e operações, foram incorporadas aos sistemas industriais.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES - SERVIÇOS: O setor de serviços hoje emprega mais pessoas que qualquer outro e é responsável pela maior parcela do PIB dos maiores países do mundo. Em 100 pessoas empregadas no mundo 75 estão no setor de serviços. Já nas indústrias de cada 100 empregados, 86 estão envolvidas diretamente com serviços. 98% dos estabelecimentos do setor de serviços brasileiro são de micro e pequenas empresas, mas empregam 52% de todos os trabalhadores. Dessa forma, todas as técnicas utilizadas na Administração Industrial tradicional foram transportadas para a administração de serviços. Houve uma ampliação do conceito de produção, que passou a incorporar os serviços. Hoje o termo Operações é considerado amplo e compõe o conjunto de todas as atividades da empresa relacionadas com a produção de bens e/ou serviços. No Brasil os autores abordam esse conjunto de técnicas como administração da produção e operações.

OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO/OPERAÇÕES INDUSTRIAIS CONTEMPORÂNEA: Refugos e retrabalhos próximos de zero. Alta produtividade. Housekeeping (exemplos EUA). Gestão de processos por indicadores de desempenho. Disciplina de produtividade e eficiência. Preparar as pessoas para o sistema de produção e o sistema de produção para as pessoas. Treinar e educar os indivíduos. Utilizar e formar cochs internos. Visibilidade em Gestão de Pessoas, capital humano, talento e força intelectual das pessoas. Pessoas qualificadas e eficientes, processos eficientes e tecnologia eficiente para refletir na satisfação e confiança de consumidores. Gerar produtos de qualidade e eficiência.

PROJETO DOS PRODUTOS E DOS PROCESSOS: Aplicação de engenharia simultânea em larga escala. Uso das funções de qualidade em todas as etapas da produção. Análise de falhas. Produtos com menor número de componentes, voltados a atender os consumidores na adequação ao uso (qualidade intrínseca), custo, atendimento, ética, moral e segurança. Trazendo fatores diferencias de marketing, venda pós vendas nas dimensões de produto, preço, praça, promoção (4P´s Kotler) integração de engenharia de produto, qualidade, engenharia de marketing comercial industrial e subsidiado em pesquisas sistêmicas, focadas na satisfação do consumidor exigente. Margem de lucros menores em função da alta concorrência para atender o consumidor que exige qualidade em função do oceano de ofertas de produtos e serviços que tem disponível no mercado. Criatividade para ganhar mercados.

LAYOUT: Uso adequado (otimização) do espaço da produção, mobilidade, flexibilidade, adequação logística otimizada e adequação para as novas máquinas e equipamentos de vanguarda que já operam no Brasil. Assim como redução de espaço físico em determinadas empresas que surgem com a redução de pessoas e uso de tecnologias que fizeram a fusão, anexação e junção de setores administrativos e operacionais.

POSTO DE TRABALHO: Usa-se o conceito de ergonomia visando o conforto, o bem estar e a segurança do trabalhador, acessibilidade em saídas de emergências, manutenção /limpeza de ar condicionado, medição de ruídos, agentes poluidores e químicos, prevenção de acidentes pessoais, impessoais e ambientais. Normas de SSMA-SESMT e ferramentas de inicio diário das tarefas operacionais. Adequações aos padrões de primeiro mundo de segurança, meio ambiente, maximização do rendimento das pessoas.

COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE, RESPONSABILIDADE SOCIAL, FISCAL E ÉTICA: A fábrica do futuro deve ser ecologicamente correta (não confundir com politicamente correta – Ver citação de Max Gueringer), isto é, não ser poluidora. Deve ser certificada nos termos da ISO 14.000. Espiritualidade nos negócios. Ter boa relações de âmbito social e cumprir com a legislação e harmonia com stakholders. Ser bem vista na mídia, reconhecida como empresa responsável, ética e cidadã espelhando estes fatores em seus produtos e serviços. Confiança dos consumidores, mídia e stakholders. Políticas de gestão de resíduos sólidos, minimização dos risco de acidentes ambientais nas barragens, contaminação de lençol freático, poluição das águas, ar e solo.

 GESTÃO DO CONHECIMENTO: A fábrica do futuro terá uma administração em que o conhecimento não está centralizado na figura do chefe, mas compartilhado com todos os colaboradores.

GESTÃO DO CAPITAL HUMANO - COACHING, RETENÇÃO DE TALENTO E LIDERANÇA - Administração Humana e Competitiva, liderança pela ética e honestidade. Equipes funcionais de alto rendimento e auto gestoras. Evolução do capital humano, intelectual e desenvolvimento de pessoas e lideranças;

ALGUNS FATORES DETERMINANTES DA PRODUTIVIDADE: Relação capital x trabalho, escassez de recursos, mão de obra qualificada, inovação e tecnologia, restrições legais, fatores gerenciais, qualidade de vida. Situação e momento da economia. Dificuldades de reação a crise e insegurança gerada na população trabalhadora.

CICLO DA PRODUTIVIDADE: Relações sistêmicas entre medida da produtividade - avaliação da produtividade - planejamento da produtividade -, medida da produtividade feedbacks e ações gerenciais permanente na busca de melhoria continua e benchmarking (comparação de produtos, serviços e práticas empresariais - melhor marca e indíce de qualidade e produtividade) .

MEDIDAS DE PRODUTIVIDADE: Internacional Nacional / : PNB produto nacional bruto / PIB produto interno bruto e Renda PER CAPITA - Empresa: Produtividade Total e Produtividade Parcial

ORIENTAÇÕES DE PRODUÇÃO: As melhores ações para produzir são mais output usando o mesmo nível de inputs. Produzir a mesma quantia de output usando menor nível de inputs. Produzir mais output usando menor nível de inputs. Entendemos que outras ações gerenciais desde o final do século XX e inicio do século XXI, vem fazendo parte do quotidiano, tais como: Produção Just-in-time,  gestão da qualidade total,  tecnologias computador-dependentes, competição com base no tempo,  reengenharia dos processos de negócios,  Fábrica de serviços,  mapeamento do fluxo de valor, visão sistêmica, holística, uso maciço e competitivo da tecnologia da informação para vencer concorrentes, gerencia de mudança, risco e uso da figura do coach industrial, coach administrativo competente apoiar no aumento da produtividade, eficiência e maximização do rendimento das pessoas (benchmarking). 



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rowan Pedro de Araújo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos