Adoro treinar novos vendedores
Desde que atuo no comex eu sempre gostei de treinar vendedores. Gosto de verdade.
Eu coloco a mão na massa, ligo junto, mostro como eu faço, porque de eu fazer algo de tal forma, eu explico dados, detalhes, técnicas. Vou a fundo mesmo, e preparo o vendedor para a carreira. Pode ser alguém que nunca atuou na área ou quem já tem alguma estrada.
Uma das ferramentas que uso para prospecção é o Logcomex , startup de comércio exterior que transforma o a área com informações estratégicas, inteligência artificial e machine learning, trazendo controle da operação e maior poder de negociação aos vendedores, pois eles têm acesso a tudo o que o importador e exportador estão trabalhando.
Claro que é bastante comum aquele vendedor que olha de lado, como se o que eu falasse fosse bobeira, ou como se eu não fizesse o que eu falo para ele fazer (e eu faço), ou aquele que fica fazendo outra coisa enquanto estou explicando. Isso é normal, tem em toda área. Faz parte da vida de todo instrutor.
Mas em todos os lugares, em todas as empresas por quais passei, sempre tem um que ouve com atenção tudo o que eu digo (e mostro), anota, e coloca em prática de verdade aquilo que eu ensino, dia após dia, mês após mês, como um relógio.
É esse vendedor que dá a sorte, e se torna um dos melhores vendedores da empresa. Eu fico muito feliz quando isso acontece, porque eu falo a mesma coisa há pelo menos 10 anos, só que hoje as pessoas se sentam, anotam e brilham.