Adulto com TDAH: cadê seu dinheiro?
O cheque devolvido ocasional ou a conta não paga geralmente podem ser atribuídos ao esquecimento ou a uma agenda cheia, mas se você é um adulto com TDAH e acha que gerenciar seu dinheiro é uma luta constante, é hora de enfrentar a raiz de seus problemas. Afinal, sua saúde financeira também afeta sua saúde física.
Adultos com TDAH muitas vezes acham a tarefa de organizar suas finanças muito tediosa.
À medida que boletos e faturas se acumulam, eles podem ficar sobrecarregados ao ponto de negação ou paralisia. A má gestão do dinheiro e as consequências negativas podem levar à vergonha e muitas vezes negação da existência de contas que estejam muito atrasadas. A boa notícia é que não precisa ficar assim.
A gestão do dinheiro e as questões financeiras podem ser opressoras para qualquer pessoa, mas ainda mais para adultos com sintomas de TDAH. Adultos com TDAH podem ter muito medo em relação a questões financeiras, assim - como a maioria dos problemas de TDAH em adultos - fazer as coisas em pequenos passos funciona melhor. Por exemplo, pode começar apenas indo ao banco e organizando o débito automático da conta de aluguel ou do financiamento do carro.
4 estratégias para economizar dinheiro para adultos com TDAH
Se você tem TDAH, precisa colocar a faca nos dentes e criar um orçamento. Não deixe que o tédio ou a impulsividade te levem a um enorme buraco financeiro. Seu plano dependerá de suas próprias finanças, sua idade e seu estilo de vida. Aqui estão quatro dicas para começar com um orçamento:
1 Primeiro identifique suas áreas problemáticas
Isso pode incluir cheques sem fundos, contas perdidas, compras impulsivas ou grandes saldos a pagar no cartão de crédito. Listar as situações em que você administra mal seu dinheiro é o primeiro passo para encontrar soluções.
2 Descubra seus objetivos de curto e longo prazo
Você quer pagar sua dívida de cartão de crédito, economizar para uma grande compra importante ou criar um fundo de emergência? Faça uma lista de suas principais prioridades e descubra como realizá-las em pequenos passos , em etapas menores, facilmente mensuráveis e portanto melhor visualizáveis. Por exemplo, você pode precisar cortar alguns cartões de crédito ou aprender algumas novas receitas para poder comer em casa com mais frequência.
3 Organizar a papelada financeira
A chave para adultos com TDAH é manter o controle simples. Assim como crianças com TDAH que usam grandes caixas para organizar suas roupas e brinquedos, os adultos precisam de grandes caixas financeiras. Use livros simples e pastas rotuladas por mês para contas pagas e não pagas. Abra todas as suas contas assim que as receber e programe lembretes de pagamento mensais na sua agenda do telefone ou computador.
4 Evite gastos por impulso
Ceder aos seus impulsos pode ser um desafio com TDAH adulto, mas é um comportamento importante para aprender a controlar, especialmente quando se trata de sua carteira. Mantenha apenas um cartão de crédito e, ao fazer compras, traga dinheiro (e apenas o valor que puder gastar). Além de sempre fazer compras com uma lista, use uma calculadora para manter o controle sobre aquilo que coloca em seu carrinho de supermercado.
Recomendados pelo LinkedIn
4 soluções para problemas financeiros de TDAH
A gestão do dinheiro não precisa ser dolorosa. Fazer algumas mudanças simples pode ter um enorme efeito positivo na sua saúde financeira.
1 Use a tecnologia para te ajudar
Se você tiver problemas para acompanhar suas contas, considere automatizar seus pagamentos. Você também pode fazer seus serviços bancários on-line para ter um lugar onde possa encontrar todos os seus depósitos, pagamentos e saldos. O uso da conta corrente para centralizar todas as entradas e saídas de dinheiro pode ser uma forma eficiente de monitorar seus recursos, e pode interromper uma cascata de problemas resultantes de contas não pagas, como perder cobertura de seguro de veículos ou de saúde. Configurar pagamentos automáticos pode garantir que os prêmios de seguro sejam pagos no prazo, evitando um lapso de cobertura, o que significa que suas solicitações não serão negadas.
2 Obtenha ajuda financeira especializada
Um par extra de olhos pode ser exatamente o que você precisa para começar a ver soluções para seus problemas. Para quem pode pagar, e principalmente para quem trabalha por conta própria, usar um contador, consultor financeiro ou assistente para ajudar na programação e em todos os outros assuntos financeiros pode fazer toda a diferença.
3 Considere um treinador de TDAH adulto
Muitos adultos com TDAH se beneficiam da assistência de um treinador certificado de TDAH. Atualmente coaches de pessoas com de TDAH especializaram em gerenciamento de dinheiro e questões financeiras.
4 Compartilhe a responsabilidade financeira
Você pode não ter condições de pagar um treinador ou um conselheiro, mas pode conseguir a ajuda de que precisa de um parceiro. Muitos adultos com TDAH são reservados e com medo de falar sobre problemas financeiros com seus cônjuges. A comunicação aberta é sempre a melhor política. Maridos e esposas geralmente trabalham melhor em equipe quando se trata de gerenciamento de dinheiro.
Os sintomas de TDAH não precisam levar a um desastre financeiro. Comece com um plano e siga em frente passo a passo. Não tenha medo de pedir ajuda; você não tem que fazer tudo isso sozinho. E não se sinta constrangido. Muitas pessoas sem TDAH adulto também têm problemas de gerenciamento de dinheiro. Você pode fazer isso, então apenas comece.
Artigo escrito em parceria com Jorge Luiz Simeao, médico psiquiatra e psicoterapeuta, formado pela PUC de Campinas, membro da diretoria da Associação Brasileira de Déficit de Atenção, atendendo há mais de 20 anos pacientes com TDAH.
Linkedin Top Voice | Lean | Logística & Supply Chain | Mentoria | Carreira | Currículo | Linkedin | Entrevistas | Embaixador | Parcerias | Collabs | Influencer | Marcas 👉@wesleynaito.oficial
2 aBergson Marques Moreira veja esse conteúdo do meu professor Daniel Eduardo