Afinal de contas, o que é People Analytics?
As empresas e suas lideranças enfrentam grandes desafios quando se trata da gestão de pessoas. A complexidade crescente do ambiente de trabalho, o desafio para retenção de talentos, a necessidade de recrutar e selecionar as melhores pessoas e as demandas por eficiência e gestão do desempenho são apenas algumas das preocupações que mantêm as lideranças e os profissionais de RH alertas.
É nesse contexto desafiador que o People Analytics emerge como uma ferramenta poderosa para enfrentar essas questões relacionadas a gestão de pessoas, oferecendo soluções baseadas em dados para auxiliar a tomada de decisão.
O que é People Analytics?
People Analytics, em sua essência, é a aplicação dos princípios da ciência de dados para a tomada de decisões no campo de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Isso significa combinar conhecimentos de matemática, estatística, ciência da computação e os entendimentos específicos de RH. Essa combinação permite que os profissionais de RH e as lideranças utilizem dados para entender melhor o comportamento dos colaboradores, identificar tendências e tomar decisões mais acertadas.
Ao integrar dados quantitativos e qualitativos, as organizações podem ganhar uma visão mais holística de suas práticas de gestão de pessoas.
O interesse em People Analytics está em ascensão, conforme evidenciado pelo aumento significativo nas pesquisas online, conforme mostra o gráfico do Google Trends. Este aumento reflete a conscientização crescente sobre o valor que os dados podem agregar à gestão de recursos humanos.
Embora muitas práticas de People Analytics sejam relativamente recentes, a verdade é que a área de RH já aplicava conceitos semelhantes há algum tempo, só não tinha este nome. Por exemplo, as empresas sempre coletavam dados sobre seus colaboradores, como idade, gênero, cargo, salário e desempenho. Esses dados eram utilizados para criar indicadores, como a taxa de turnover ou o custo por contratação.
No entanto, as técnicas que eram aplicadas eram muito simples, basicamente indicadores que "olhavam no retrovisor". Isso significa que elas só eram úteis para entender o que aconteceu no passado, mas não eram capazes de prever o que poderia acontecer no futuro.
Aqui são apresentados alguns indicadores que são utilizados há bastante tempo nas áreas de RH e gestão de pessoas:
Entretanto, vale ressaltar que estes indicadores representam apenas o primeiro estágio de maturidade do People Analytics.
Os 4 estágios do People Analytics
O People Analytics pode ser dividido em quatro estágios:
Recomendados pelo LinkedIn
Exemplos de aplicação de People Analytics
O People Analytics pode ser aplicado em uma grande variedade de temas de RH e gestão de pessoas, vamos ver alguns exemplos?
1- People analytics para aprimoramento do processo de recrutamento e seleção
2- People analytics para melhor gestão do processo de treinamento e desenvolvimento
3- People analytics para retenção e redução de turnover
Quais os benefícios de se aplicar People Analytics?
O People Analytics representa um avanço significativo na forma como as organizações abordam seus desafios relacionados a recursos humanos e gestão de pessoas. Ao adotar uma abordagem baseada em dados, as empresas podem alinhar suas práticas de gestão de pessoas com as metas organizacionais, impulsionando a eficiência, a satisfação dos funcionários e, em última análise, o o sucesso da organização a longo prazo.
O futuro do RH é analítico, e as empresas que abraçam essa transformação estão preparadas para colher os benefícios de uma força de trabalho mais produtiva e engajada.
Software Engineering; UX Design; Continuous Learning
1 aExcelente artigo, Danilo Garbazza Vieira. Assunto totalmente conectado, base para práticas de Employee Experience, tema sobre o qual conversamos algumas vezes. Abraços!
Doutor em Administração - PhD | Professor na ENAP | Analista Administrativo no DNIT: IPR-DPP/DF - SGP/RJ | Pesquisador | Recursos Humanos | Ética Pública | Gestão de Pessoas
1 aParabéns pelo texto, contempla perfeitamente ao que se propõe, informar de forma simples e direta o que se trata esta abordagem.
Daniel Victor
Consultor de Processos e Transformação Digital na Transpetro | MBA | CBPP | PMP | PMI-ACP | OKRCP | SPC | CAMA
1 aÓtimo conteúdo. Parabéns!