​Agentes de segurança dos EUA pedem para ver informações pessoais dos smartphones em aeroporto

Agentes de segurança dos EUA pedem para ver informações pessoais dos smartphones em aeroporto

De acordo com publicação do jornal New York Times, o cidadão norte-americano Haisam Elsharkawi estava prestes a viajar de Los Angeles para a Arábia Saudita na semana passada, quando, segundo ele, foi detido no aeroporto, interrogado, algemado, e só foi liberado três horas após seu voo ter partido.

Na ocasião, os oficiais do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos pressionaram o cidadão ​a destravar o seu celular para que pudessem ver quais contatos estavam em sua agenda telefônica, fotos, aplicativos e contas das redes sociais. 

"Eu viajo o tempo todo e nunca fui convidado a desbloquear meu telefone", disse Elsharkawi, um vendedor de eletrônicos de Anaheim, na Califórnia. "Tenho tenho fotos pessoais no celular, o que é normal para qualquer um. É o meu direito. É o meu telefone", diz Elsharkawi.

Para não perder o voo, o vendedor acabou cedendo e entregou o celular desbloqueado para um agente de segurança que vasculhou os dados de seu smartphone por cerca de 15 minutos.

As políticas que dão aos agentes de fronteira a liberdade de procurar ou apreender dispositivos foram usadas sob a administração de Obama e recebe​ram muitas críticas. Não há dados disponíveis sobre a frequência ​com ​que isso está acontecendo, mas​,​ após a administração do Presidente Trump, os ativistas dizem que ​o procedimento tem se tornado comum. 

Agora fica a pergunta: ​os agentes podem​ ​forçar ​uma pessoa ​a desbloquear o telefone ou laptop quando estiver nos Estados Unidos? A resposta é não. Mas eles podem pedir para ​você​ desbloquear o seu dispositivo voluntariamente e tornar a experiência bastante desconfortável ​em caso de resistê​ncia​. Em outubro, por exemplo, um jornalista canadense foi cobrir os protestos que aconteceram quando o governo dos Estados Unidos pediu a suspensão da construção de um controverso oleoduto no estado de Dakota do Norte, e sua entrada no país foi negada quando recusou o desbloqueio de seu telefone, citando a necessidade de proteger suas fontes.

O que você tem a dizer sobre este método de segurança dos Estados Unidos? Até que ponto está ligado à segurança e não à violação dos seus dados pessoais? Gostaria de saber a sua opinião. ​

Conheça nos serviços através do site www.dinatechbrasil.com.br.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Vincenzo Di Giorgio

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos