Banda larga fixa segue em crescimento no Brasil
A banda larga fixa foi o único serviço de telecomunicações a crescer no Brasil em 2016, de acordo com a Anatel. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, os 1,104 milhão de novos contratos registrados no período representaram um crescimento de 4,33% no segmento em relação ao ano anterior.
A pesquisa também mostrou que a tecnologia DSL manteve a liderança com 13,38 milhões de usuários. O cabo ficou em segundo lugar com 8,58 milhões de usuários e a fibra óptica em terceiro com 1,73 milhão. Apesar de estar bem abaixo das demais tecnologias, a fibra óptica registrou o maior crescimento do setor com um aumento de 33,61% na sua base de usuários.
O setor que teve a maior queda no serviço de telecomunicações foi a telefonia móvel. O setor perdeu 13,7 milhões de linhas, o que corresponde a uma redução de 5,33%. A TV por assinatura teve queda de 1,63%, uma redução de 311.362 assinantes. Já a telefonia fixa caiu 6,3% e 1,148 milhão de linhas.
O que podemos acompanhar é que a banda larga fixa é um setor firme e forte no mercado brasileiro. A telefonia móvel segue em queda nos acessos, assim como a telefonia fixa, principalmente pelo avanço dos serviços de mensagens instantâneas que permitem que o usuário realize ligações, como o Whatsapp.
Apesar de diversos rumores sobre a limitação do uso de dados na internet banda larga, esta ainda não é uma realidade no país. Vocês acreditam que com a internet limitada no país a banda larga vai continuar crescendo nos próximos anos? Gostaria de saber a sua opinião.
Se você estiver precisando proteger a segurança da rede da sua empresa, a dica é contratar os serviços da Dinatech Brasil. Acesse o nosso site e conheça o nosso trabalho: www.dinatechbrasil.com.br.
IoT, Cloud, Conectividade, BigData, DataSciency, Analytics, ML
7 aVICENZO, excelente artigo, parabéns. Bem direto e esclarecedor acerca do nosso mercado de Telecom!!!!!
High Technology Sales Executive
7 aMuito bom !