Agricultura 4.0

Semana passada (9 e 10/04) participei do Simpósio Nacional de Agricultura Digital, na ESALQ, Piracicaba.

Minhas impressões foram muito positivas, tanto da organização do evento e da qualidade das palestras e discussões.

A Agricultura Digital ou Agricultura 4.0 diz respeito ao uso de dados para a tomada de decisão na produção agrícola, como o que ocorre com a inteligência artificial na chamada Industria 4.0, que no Brasil tem uma oportunidade de se desenvolver no agro.

A principal vantagem para os produtores é a redução do custo de produção e, provavelmente, a maior facilidade em manejar diversas operações, gerenciar e adotar estratégias em um mercado com margens cada vez mais estreitas.

Além disso, a agricultura digital tem grande potencial em colocar o Brasil como exportador de tecnologia, e não apenas de commodities, cujo mercado depende basicamente de uma China de economia aquecida às custas de investimento governamental.  

Enquanto o mundo todo corre para se adaptar à 4ª revolução industrial, que é a da inteligência artificial, o Brasil sequer tem um parque industrial relevante. Novamente a esperança do Brasil está no agro, que é sua aptidão. Porém, é necessário saber aproveitar essa oportunidade, e no Simpósio foi interessante ver a força de diversas empresas e startups com grande poder inovador, aplicando ciência de ponta na resolução de problemas e provocando uma revolução no agro.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos