Agro IT
(Crédito: Istock)

Agro IT

A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e cada vez mais o conceito de transformação digital avança sobre todos os setores da economia. E com o agronegócio não é diferente, devido à grande importância desse mercado como menciona um estudo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura) realizado em 2019:

Além de produzir alimentos para consumo interno, o Brasil guarda grande responsabilidade junto ao mundo: é a região com condições para produzir comida para uma população crescente, que chegará a 9 bilhões de habitantes. Para alimentar o mundo, a produção agrícola precisará crescer 70%, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para agricultura e alimentos. A agricultura precisará ser cada vez mais produtiva, eficiente, sustentável e resiliente.”

No Brasil, onde o Agronegócio tem papel fundamental na economia e gera muito desenvolvimento ao país, temos uma grande parte dos produtores atuando com agricultura familiar onde existe a conexão com diversas cooperativas de produtores rurais locais e também temos diversas empresas que atuam nesse mercado e é ai que existe muito espaço para inovar, melhorar os processos e aumentar a produtividade, reduzindo custos, levando em conta também a questão ambiental (agricultura de baixo carbono por exemplo) e otimizando toda a cadeia de produção.

A tecnologia pode ter um papel fundamental nas atividades agrícolas que ocorrem antes mesmo do plantio e vão até o processamento, passando também pelas atividades de pecuária e que tem potencial para que as empresas de tecnologia atuem e tragam maiores níveis de eficiência e produtividade no campo (conhecidas também como Agroindústrias) buscando melhores equipamentos agrícolas, informações meteorológicas mais precisas, melhoramento genético, fertilizantes, herbicidas, sistemas de irrigação, sensoriamento remoto (incluindo drones), técnicas de gestão da propriedade e até a análise de grandes volumes de dados agronômicos para obter melhorias na produtividade. Abaixo alguns tópicos que estão diretamente ligados a essas etapas:

·        ERP’s - Desenvolvimento, customização e implantação de softwares de gestão do sistema de produção agrícola. Essas ferramentas tornam mais fácil planejar e controlar safras, evitar desperdícios, aumentar produtividade e otimizar resultados.

·        Geoprocessamento - Desenvolvimento e aprimoramento das plataformas de geoprocessamento de dados e imagens gerados através de drones e satélites utilizados na agricultura.

·        Tecnologias Mobile, Inteligência Artificial, Automação, IOT – Trazendo soluções personalizadas e que trazem mais eficiência e produtividade às operações.

A inovação e a transformação digital não está somente dentro das fazendas onde muitas empresas trabalham com a parte logística, cuidam do beneficiamento e da produção, realizam a prestação de serviços específicos e se encarregam da distribuição dos alimentos ao consumidor final e sempre com foco em trazer um produto de qualidade e com o menor impacto ao meio ambiente (Empresas essas que atuam com Agroserviços).

Essas aplicações dessas novas tecnologias, podem ajudar as empresas e também as fazendas de pequeno e/ou grande porte a entender e gerenciar melhor seu processo de compras e vendas, com acesso à grande quantidade de dados de mercado e dados de consumo, aumentar sua eficiência produtiva monitorando os processos com ajuda de sensores conectados à internet, com análise de dados em tempo real facilitando a tomada de decisões e a automação de atividades de forma a reduzir custos e aumentar a produtividade e melhorar a gestão da propriedade mediante uso de sistemas dedicados ao agronegócio.

Todo esse mercado cresce a cada ano e cada vez mais existem possibilidades de atuação como por exemplo: Desenvolvedores voltados para automação, aplicações web, mobile e desktop, Consultores de BI e Analytics, Analistas de negócios e requisitos, Especialistas em transformação digital, Profissionais de UI e UX  onde os conhecimentos e experiências complementares fazem toda diferença e para atuar no mundo da tecnologia e agronegócio hoje em dia, é de extrema importância que os profissionais estejam antenados nas novas tendências e tecnologias. 


Ótimo Artigo Rene Fender Sempre olhei com esta visão para o setor Agro... Vejo muitas possibilidades com a tecnologia e automação, tratando principalmente dos pequenos produtores que ainda realizam muitas tarefas manuais que podem ser automatizadas com custo beneficio acessível. Existe uma necessidade de um esforço maior para a mudança deste cenário. Acho legal frisar que a tecnologia em prol aos pequenos e com baixo custo pode gerar autonomia na forma de alimentação de uma comunidade e assim melhorar a qualidade de vida e a economia local.

Excelente abordagem, Renê! Muito tem se falado sobre transformação digital nestes tempos de pandemia, mas o grande foco é sempre na aplicação em setores de vanguarda. Por isso, achei super pertinente mostrar que até setores mais tradicionais como o Agronegócio, também podem se beneficiar (e muito) da tecnologia.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rene Fender

  • Tecnologia, desastres e Covid-19.

    Tecnologia, desastres e Covid-19.

    O que muitos temiam ou não acreditavam que seria possível, infelizmente aconteceu. O Covid-19 chegou em todos os…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos