As principais tecnologias que estão impulsionando o agronegócio
Para que o futuro do agronegócio seja de constante evolução, a tecnologia e inovação precisam ser os pilares para garantir que a eficiência da agricultura de precisão continue contribuindo na otimização das técnicas de manejo e produção, a fim de melhorar a capacidade produtiva e sustentável.
Anos atrás, o agronegócio era um mercado que envolvia apenas os fatores primordiais, como o plantio, colheita, adubação e pulverização, mas com o passar do tempo a necessidade de se produzir um volume maior com uma quantidade de recursos menor se tornou uma obrigatoriedade, visto que a eficiência produtiva sempre é um fator decisivo no agronegócio moderno.
Hoje o campo está mais conectado a tecnologias e consequentemente mais familiarizado com novas técnicas, mas ainda há muito o que evoluir. O objetivo principal é continuar aumentando as taxas de produtividade para atender a demanda mundial e melhorar a rentabilidade do produtor rural.
Com isso, desafios nas mais diversas áreas de conhecimento e da tecnologia estão surgindo. Onde o maior desafio do mercado de software não é seu desenvolvimento, mas sim transformar problemas em oportunidades de negócio e viabilizá-los através de soluções para cada mercado em específico.
O desenvolvimento dessas soluções se dá pelas necessidades de pesquisadores, produtores e até fabricantes de máquinas em entender quais são os mercados que estão em crescimento exponencial de produtividade e maior carência tecnológica.
Sobre tecnologia no agronegócio, existem diversas oportunidades para melhorias no campo, estas são geradas com o avanço tecnológico e a necessidade de otimizar a produção de alimentos, ou seja, ser capaz de produzir mais, com menos. Se tratando de ROI (Return on Investment) , o mercado agrícola é um dos que sempre vai necessitar de maiores avanços em menor espaço de tempo, dado que o principal objetivo é conseguir alimentar a população mundial. Algumas das tecnologias mais utilizadas para impulsionar o agronegócio são:
Quando pensamos na questão da otimização de produção, a evolução tecnológica está ligada a todas as etapas da produção. Um ponto extremamente importante é o mapeamento de solo para plantio, irrigação e detecção de pragas, etapa essa que leva muito tempo para ser feita de forma manual, então para agregar valor, o mais importante é conseguir reduzir o tempo e melhorar a efetividade, para isso é possível utilizar drones para realização da topografia, que é a fase de levantamento de dados de um terreno para conhecimento da área em que se deseja efetuar o plantio. O drone consegue obter uma velocidade e precisão praticamente impossíveis de serem obtidas com métodos manuais e/ou convencionais de topografia. Essa etapa é realizada com drones preparados para a realização dessas atividades, com um sobrevoo e captação de imagens em alta definição.
As imagens são convertidas em modelos de dados que mapeiam a superfície em 3D com precisão mais que suficiente para gerar texturas condizentes com a área mapeada, a fim de produzir diagnósticos de erosão, cálculo de áreas produtivas e até mesmo de volume, além de monitoramento e criação de ruas de plantio, curvas de nível e também as rotas rodoviárias de uma região, trazendo melhores resultados no aproveitamento na área do plantio (talhão).
Outra tecnologia muito empregada, e que possui maior efetividade quando utilizada com dados provenientes do mapeamento feito com os drones, são os veículos autônomos. Estes veículos fazem o mapeamento de nutrientes do solo com o objetivo de captar os dados de rotas que são gerados pelo drone e percorrer o solo coletando amostras de regiões distintas da área do talhão para gerar relatórios de nutrientes do solo.
Cruzando essas duas informações já é possível trabalhar na etapa de preparação do solo e enriquecimento de nutrientes, para que a taxa de fertilidade possa ser melhorada de forma significativa otimizando a aplicação de fertilizantes e nutrientes.
Recomendados pelo LinkedIn
Na agricultura moderna, cada um desses pilares precisa ser explorado, a fim de obter economia e melhor desempenho na taxa de produção por hectare.
Lembrando, que todas as etapas vão gerar dados que precisam ser armazenados para a otimização das safras, e para isso, nada melhor do que utilizar o Big Data a favor do produtor. Essa tecnologia em si é a capacidade de armazenar e analisar grandes volumes de dados em tempo real para a melhora na tomada de decisão, pois quando o assunto é agricultura, existem vários fatores importantes, mas o de maior impacto é o tempo, por isso a diminuição do tempo entre encontrar um problema e soluciona-lo é o de maior eficácia.
O Big Data é responsável por garantir que todas as ferramentas e tecnologias possam trocar informações a fim de melhorar as etapas do processo, como exemplo, podemos citar que o mapeamento do talhão feito pelo drone é extremamente importante para gerar dados e insumos que serão consumidos por veículos autônomos de reconhecimento de solo, pulverização, fertilização e até mesmo para colheitadeiras.
Sobre a conexão de todas essas ferramentas e tecnologias, é necessário que os sensores tenham conexão com algum tipo de rede segura e eficiente, para que os dados possam transitar de forma fluida até chegarem aos servidores. Todos nós sabemos que um dos grandes desafios no campo é conseguir levar conexão para que tudo isso possa se conectar e gerar insights a tempo, então aqui estamos falando sobre IoT (Internet of Things), que são redes e sistemas embarcados criados exclusivamente para garantir que o fluxo de dados seja contínuo, com isso, os pacotes de dados são reduzidos e compactados para que consigam percorrer do ponto A ao ponto B com pouca ou nenhuma interferência.
Uma solução que muito se fala é a rede LoRa que tem capacidade de comunicação de mais de 12km em campo aberto, tudo isso é feito através do protocolo LoRaWAN que define a arquitetura do sistema e os parâmetros de comunicação, para que os dados possam chegar até um destino em que exista comunicação com redes de internet otimizadas possibilitando população dos dados no servidor, essas redes podem ser desde a tecnologia 3G até um 5G ou Wi-Fi via satélite que é instalado na sede das fazendas ou em pontos estratégicos para a comunicação com um servidor em nuvem.
O nosso objetivo é auxiliar sua organização a obter resultados com a inovação através da transformação digital.
A Luby tem mais de 20 anos atuando com tecnologia, são aproximadamente 520 clientes globais satisfeitos com nossas entregas contínuas de valor.
Somos um grande time de especialistas em tecnologia dispostos a transformar problemas em oportunidades e gerar valor através do entendimento do seu modelo de negócios e aplicação da tecnologia a favor da evolução digital, desenvolvendo produtos sob medida, de acordo com sua demanda.
É incrível ver como a Tecnologia está transformando o Agronegócio. As principais tecnologias, como Big Data, IA, Machine Learning e IoT, estão permitindo que os produtores aumentem a eficiência e melhorem a precisão na gestão de suas operações. Ótimo artigo, Guilherme C.!
Talent Advisor at @Luby | Tech Recruiter | Advisor for IT | Tech Sourcer - Seeking People to join us at our Digital Revolution Journey Seeking People to join us at our Digital Revolution Journey!
1 aTop demais!
Global Talent Acquisition | Team Leader of Recruitment at @Luby
1 aBoa Guiiiii! 👏
Impulsiono sua área de desenvolvimento e produto, com o que você precisa!
1 aExcelente, Gui! Parabéns.
Power BI | Business Intelligence | Analista de Dados | Administrador de Empresas | Engenheiro de Dados | SQL | Databricks | Computação em nuvem
1 aFicou muito bom!!!! 😊