AI e ChatGPT a solução de todos os problemas
Venho acompanhando a polêmica rescente sobre a interação de um AI + ChatGPT que desafiou e ameaçou um racker. Nos artigos que eu li e até em um video de uma certa blogueira que eu acompanho, por pouco não pediram para exterminar tal ferramenta.
Eu, nos meu quase 60 anos, não sei se nasci em tempo errado, não vi nada de errado e também não esperava nada menos da tecnologia, em pleno século 21. Provavelmente, influenciado por alguma obras de ficção cientifica, o transporte de humanos de um local para outro, mas aí já seria pedir demais.
Mas, na verdade, não é bem sobre a polêmica do chatGPT que eu queria escrever. Eu gostaria de contar 2 experiências recentes, de instituições que se vangloriam de terem implementado AI para melhorar seus processos de atendimento ao cliente e solução de problemas:
1. Instituição 1: possui uma URA também complexa que chega uma hora que eles nem sabem mais para onde direcionar o cliente, coloca em uma espera e acaba interrompendo o contato depois de uns 15 a 20 minutos. Na minha última interação com esta insituição, consegui ser atendido por um “humano” depois de 25 minutos, e este indivíduo não me deixava falar. E vale lembrar que, mesmo depois de todo este tempo, não consegui solucionar o meu problema. É importante dizer, que durante a intereção, fui informado que eles estavam enviando um link para que eu pudesse ser atendido de forma mais rápida através do Whatsapp e mais uma vez o AI é quem dava as regras, porém nenhuma delas se referia ao assunto que eu queria tratar.
2. Insituição 2: Essa agora possui uma URA por comando de voz. É uma coisa de outro mundo. É o top, do top da Inteligência Artificial. Conseguiram piorar uma coisa que já era ruim. Você diz uma coisa, o comando do AI te oferece outra totalmente diferente do que você está buscando. Quando terminam todas as opções, a conexão é automaticamente cortada, por falta de entendimento. Resumindo, eu precisava fazer uma simples consulta. Obtive exito depois de três tentativas. Fui atendido por um “humano”, depois de uns 15 a 20 minutos também, e não demorei mais de uns 3 minutos para obter a resposta que eu precisava.
Recomendados pelo LinkedIn
O mais incrível dessas experiências é que no final desses atendimentos desastrosos, ainda pedem que você permaneça na linha para responder uma pergunta de NPS: em uma escala de 0 a 10 o quanto você recomendaria esta instituição para um amigo ou parente. Por Deus, com o tipo de atendimento disposto acima, será que não é possível incluir uma escala negativa. Do tipo assim, menos 1000.
Voltando aos meus quase 60 anos, apesar de me achar um dinossauro as vezes, sou fascinado por tecnologia. Passeio diariamente na rede sociais, contribuo ativamente em sites de mentoria, faço lives e publico Reels e pelo pouco que eu entendo, acredito que essas duas instituições mencionadas acima, tem muito que aprender com o chatGPT, ou pelo menos deixar que ele as ensine a melhorar suas centrais de atendimento.
O marketing dessas duas instituições me fascinam, mas eu não sei se a instituição que eles vendem é real ou faz parte da inteligência artificial que um dia interagirá, como se fosse um humano em um mundo onde não haverá problemas, você pensará e a solução aparecerá.
Será que alguma AI ou chatGPT pode me ajudar, já que ela desafiou e ameaçou um racker?