AI Minha Galinha.
Certa vez, fui convidado a passar um final de semana com um amigo de escola e sua família em um sítio que eles possuíam em uma cidade pequena no interior do Rio de Janeiro.
No dia combinado foi encontrá-lo fomos todos no carro da família dele. A viagem transcorreu normalmente como qualquer outra até chegarmos à estrada de terra na entrada da cidade. Percorreríamos então aproximadamente 10km em estrada de terra até chegar ao sítio e é aí que minha estória estranha começa.
O pai desse meu amigo, conhecedor da estradinha de terra, ia a toda a velocidade apesar das condições da estrada. Em um determinado momento ele meteu o pé no freio e diminuiu drasticamente a velocidade. O motivo?!?!? Havia uma galinha na beira da estrada. Ao ver o carro se aproximando, a galinha rapidamente atravessou a estrada bem na nossa frente. Se estivéssemos em alta velocidade certamente ela seria atropelada. Eu então pensei:
- As galinhas atravessam a estrada sempre que veem os automóveis se aproximando.
A viagem continuou a toda velocidade e novamente o motorista avistou outra galinha parada na beira da estrada. Ao invés de diminuir a velocidade, ele a manteve. Ao passar pela galinha essa nem se mexeu. Então retifiquei meu pensamento.
- As galinhas atravessam a estrada sempre que veem os automóveis se aproximando em baixa velocidade. Em alta velocidade elas não se mexem.
Em determinado momento após várias repetições do padrão anterior ter se confirmado, em determinado trecho devido a buracos na estrada o carro trafegava devagar a todo o momento e algumas galinhas atravessavam a estrada enquanto outras só observavam o carro passar. Nesse momento meus padrões caíram por terra.
Como o motorista sabia quais galinhas atravessariam a estrada e quais não? Será que ele fala com os animais?
Nesse momento não resisti e perguntei como ele sabia quando diminuir a velocidade e quando isso não era necessário. Ele tirou o cigarro do canto da boca e respondeu:
- É só você olhar de que lado da estrada fica a casa.
Mas que casa?
-A galinha quando se sente ameaçada corre sempre na direção da casa onde ela "mora", mesmo que isso signifique atravessar na frente do carro. Se a casa estiver do mesmo lado da estrada que ela, ela não precisa fazer nada porque entende que está em segurança.
Uma simples informação muda completamente a compreensão das coisas. Agora imagine que eu sou uma Inteligência Artificial (AI) tentando compilar informações para criar possíveis cenários. As informações precisam ser corretas, mas também precisam ser adequadas e completas.
Hoje já estão disponíveis diversos recursos para a compilação de informações, o problema é que os “Vazamentos de Big Data” estão por toda a parte. Pelo menos da Geração Distribuída.
O futuro da Geração Distribuída hoje é alvo de incerteza, dada a estreita visão de sua importância estratégica para a sociedade. Além disso, diariamente o volume de dados que é gerado sobre o volume de energia produzida pelos milhares geradores fotovoltaicos espalhados pelo Brasil é negligenciado, simplesmente pela falta de conhecimento sobre seu valor.
Quando você instala um gerador fotovoltaico na sua casa ou empresa, esse sistema te fornece acesso a uma plataforma, onde você pode acompanhar sua geração com uma grande riqueza de detalhes. Hoje há uma dúzia de sistemas diferentes e não há nenhuma plataforma que junte todas essas informações e compile algo estatístico. Cada um por si.
Em um futuro próximo veremos que a velocidade do carregamento dos carros elétricos será dependente da disponibilidade de corrente local onde o carregador se encontra. Isso já é verificado em algumas cidades da Europa. De posse de informações detalhadas e precisas uma Inteligência Artificial poderá prever e orientar o usuário onde este terá os melhores pontos de carregamento, assim tornado o tráfego mais ágil.
De posse das estatísticas, as prefeituras podem prever incentivos em determinadas áreas para fomentar a implantação de indústrias, residências e vias.
Por hoje, apenas observamos todos esses dados indo pelo ralo abaixo como um cano furado na rua.
APOSENTADO na sou autonomo
3 aVocê acabou de narrar ou inventar um quebra molas galináceo....😊😄😄😄😄