AI para Humanos
Esta semana estava lendo sobre inovação e Inteligencia Artificial.
Minha carreira começo em TI em 1986. Então, tecnologia é algo que me deixa entusiasmado ! Empolgado !
Vi os computadores ganharem gráficos e cores (se bem que bem no inicio da minha carreira vi algo que poucos tiveram a oportunidade de ver : Um Commodore Amiga ST 500 a pleno vapor trabalhando - Uma hora falo sobre o que deixamos passar), ganharem mouse, ganharem sensores de movimento, ganharam vozes e seu reconhecimento. Também câmeras e identificação visual, além de sensores de todos os tipos possíveis.
Com tanta tecnologia, é impossível para um único profissional conseguir administrar isso tudo. Por isso, em alguns casos, temos automação de processos.
Estava discutindo, também, num grupo de amigos o que causou a queda do voo da Air France (AF447). E a conclusão do relatorio final foi falha mecânica (entupiu o medidor de velocidade - Também conhecido como Tubo de Pitot) com a falta de treinamento (os pilotos não foram treinados a voar em alta velocidade e altitude - tanto que um deles deu comando de subida como se estivesse decolando - aliado a tremenda falta de organização em comunicação de cabine).
Como sócio de uma empresa de Recrutamento e Seleção, sei da importância da assertividade e aderência aos requisitos comportamentais e técnicos de cada vaga. Também é importante a velocidade nesse processo. As ferramentas de AI garantem muita velocidade na seleção de pessoal. E é ai que eu acho que há uma falha conceitual.
Permita-me o Ilustre Palestrino Prof Dr PHP Miguel Nicolelis (Um dos maiores pensadores brasileiros em Neurociência - Se não o Maior, em minha opinião - que desenvolveu soluções de exo esqueleto com interface implantada no Cérebro E UM BAITA PALMEIRENSE) a parafraseá-lo : O Cérebro não permite Upload de dados como Elon Musk deseja. Pq ele não é digital.
Também vi toda a polêmica do GUPY, quando os colaboradores não eram selecionados para as oportunidades.
E cheguei a conclusão de que o problema não é a AI. E nem é um problema. É a essência que nos faz indivíduos únicos. Cada profissional vai escrever seu CV de acordo com sua Inteligência Emocional.
Recomendados pelo LinkedIn
SIM !!!
Há emoção quando vc escreve seu CV.
Cada conquista que vc teve no caminho. Cada curso, graduação, pós e Doutorado. Ou não. Ou uma simples certificação técnica (Faça a preparação e a prova para PMP do PMI e saberá o que estou dizendo) é uma vitória pessoal, que tem um peso pessoal. Quanta abdicação de tempo, energia e presença o profissional investiu.
Isso não se traduz em numeros.
Vi uma ferramenta que altera seu CV para se adaptar as demandas das oportunidades em sua área, aumentando suas chances. E é ai que eu acho que tiramos um fator importante do processo de seleção. Tiramos a IE (Inteligencia Emocional) da equação. Tiramos a humanidade do processo. Justamente o que precisamos contratar.
Acho que a IA é uma excelente ferramenta e acelera processos. Mas quando a humanidade é necessária, considere o uso da ferramenta mais poderosa jamais inventada : O Cérebro Humano.
E, termino acreditando que não há nada mais atual que a parte II do "Another brick on the wall" do Pink Floyd.
E DÁ-LHE VERDÃO !
Perfeito análise e sentimento Emerson, salientando IA ERROR #404, consulte o USER GUIDE, e quando IE ERRO, consulte o seu próximo. Qto ao verdao... MUNDIAL ERROR ...rsrs abcs