Não vamos competir com a IA
Segundo a world economic forum, estima-se que 97 milhões de novos empregos serão criados em até 2025 - logo aqui - Tipo amanhã!
E tem muita gente lendo noticia sobre chat GPT e ficando igual a minha tia, chocada com as istórias dos Ets em 2002. Resumo, ou se desespera ou nega. E eu não recomendo nenhuma das duas coisas.
Mas voltando aos cargos que vão surgir, serão de fato destinados para os nossos queridos “nerd”;
Serão engenheiros, técnicos de data, cientistas de dados... e um em especifico que me chamou bastante atenção, por que não precisa ser tão nerd assim ou super técnico.
E certamente será um dos mais necessários dessa geração, que é o treinador de empatia.
Sim, você ouviu certo! E só o título desse cargo, e sobre o que é, diz muito sobre o real valor que nós temos como seres humanos - “competindo” com a robotização e a Inteligência artificial.
Recomendados pelo LinkedIn
Também diz muito sobre o valor da comunicação, tanto pessoal, quanto das marcas. Afinal, esse cargo é sobre ética, colaboração , empatia, afinidade...
Sendo assim, a Inteligência artificial é inteligente? é! mas é sem noção entendeu?!
Então gente, voltando para questão que não estamos competindo com a Inteligência artificial, o motivo é simples; nós nunca seremos capazes de ter tamanha habilidade. Impossível agregar tantos conhecimentos, tantos dados, tantos fatos em pouquíssimos minutos.
Mas esse grande compilado de informações vem nua e crua, desprovida de valores, ética, empatia e naturalidade ao ser comunicado. E só a gente consegue agregar conhecimento, dados, unimos o lado técnico com o lado humano.
E é claro que mais uma vez os "batidos" softs kills vão nos salvar, cola neles que não vai dar ruim. Portanto aceita e não tentar lutar contra, por que nenhuma força pode ir contra a evolução.
E essa poderia ser uma frase final de steve jobs, mas foi só minha mesmo.