Além da Teoria: Pontapé para criar novos produtos nas empresas
Todos os dias, enquanto converso e estudo sobre a área de produtos, vejo muitas dúvidas sobre como realizar a construção de um produto do zero.
Normalmente vem acompanhado de perguntas como "Qual é a receita para ..." ou "Qual é o passo a passo para...". Muitos que respondem, sempre com a melhor das intenções possuem boas respostas. Mas algo simples e que está no “mundo real” para criar a solução do zero até o 1 não é falado e é além da técnica.
A mensagem de hoje é uma que eu gostaria de ter ouvido quando tive a oportunidade de tirar um produto do zero em 2023. Para resumir:
Antes de pensar em estratégia de produto, processos de descoberta e atributos do produto, tenha um(a) Patrocinador(a).
Sim, um patrocinador(a)!
Sabe aquela pessoa, normalmente com um nome bonito no cargo, que conversou com você sobre a ideia que possui para resolver um problema? Ou sabe aquela pessoa que pode ser a mais impactada positivamente pela criação do produto que só está na sua cabeça ainda?
Então, se essa pessoa tiver algum poder de decisão dentro da empresa, ou seja, de aprovar a utilização de recursos para seguir com a ideia, ela pode ser a sua patrocinadora.
No mundo real, ao conversar com pessoas da área, é nítido que técnica, decisões embasadas e qualidade na entrega são extremamente importantes.
No entanto, ao fim do dia, a forma na qual nos conectamos, trazemos as figuras de decisão para próximo e temos um defensor, ou melhor, vendedor do produto nas reuniões que não estamos, são extremamente válidos.
Recomendados pelo LinkedIn
Ou você acha que após uma reunião em que está apresentando a ideia, produto ou a si mesmo, as pessoas não conversam sobre nos bastidores?
Com essa figura ao seu lado, você pode conseguir:
Esses são pontos valiosos para a área de produto, que é super dinâmica e lida com equipes multifuncionais o tempo todo.
Se você não é da área de produto e chegou até aqui, ter a figura patrocinadora também serve para você. É o que eu vejo hoje como a base para o sucesso de muitas iniciativas nas organizações.
Bom, espero que sempre que você pense em criar um produto, lembre-se dessa mensagem que me ajudou e me ajudará muito ainda.
Em breve, volto com outras mensagens de maneira leve e reflexiva sobre sugestões para tirar um produto do zero.
Abraços!