Além das Habilidades Técnicas

Além das Habilidades Técnicas

Comunicação não violenta: Uma poderosa soft skill e um diferencial para a Liderança.

O método Comunicação Não-Violenta foi criado pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, que passou a defini-la como uma habilidade que vai além da fala, demanda um grande poder de escuta. Isto porque, na Comunicação Não-Violenta, promove-se a compaixão, a escuta ativa e a empatia, para que se possa expressar de forma clara o que precisa ser dito e, desse modo, a comunicação será efetiva e fortalecerá as relações.

Essa abordagem visa uma comunicação com trocas verdadeiras entre as pessoas. A comunicação não está apenas na fala, mas em saber ouvir sem julgamentos, perguntar sem fazer avaliações, compreender ao invés de usar estratégias, argumentas ao invés de dar ordens. Essas trocas geram uma conexão entre as pessoas, melhora as relações e leva a uma comunicação mais fluida e empática.

O intuito da CNV não é apenas expressar e falar precisamente, é poder promover interações com mais empatia, respeito e atenção. Que as conversas ocorram de forma consciente e gerem valor para os indivíduos.

Você deve estar se perguntando o que isso pode ter a ver com a liderança, certo? Pois bem. É dever do líder se comunicar de forma que motive, engaje, e possa promover transformações. O líder não é aquele que em sua comunicação só dá ordens e que em troca, será obedecido, ele gera valor e engajamento para toda a equipe, independente da hierarquia para juntos (as,es) realizem suas atividades com propósito.

 A CNV promove melhoria no clima organizacional e nas relações dentro das equipes, pois as pessoas sentem-se ouvidas. E, ainda que a conversa envolva assuntos difíceis ou sérios, é possível entender que o intuito é gerar o engajamento e mudança. É poder comunicar sem magoar, sem gerar conflitos, desrespeito, sem julgamentos, para que a mensagem seja passada e compreendida, gerando transformação.

 A Comunicação Não Violenta é uma das principais soft Skills no mundo atual. Ter essa habilidade com certeza melhorará e muito suas relações no trabalho e na vida pessoal.


Lais Dias

Advogada, gestora de projetos sociais certificada Project DPro/PM4NGOs.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Quintessência - Conhecimentos para Transformação

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos