ALERTA AOS PSICÓLOGOS SOBRE A DEPRESSÃO PÓS-PARTO PATERNA
É importante SABER que o HOMEM também pode apresentar DEPRESSÃO PÓS-PARTO. Sintomas de depressão não tem só a ver com disfunções hormonais, mas também pode ser desencadeada por eventos, psíquicos.
O nascimento de um filho não é um fato insignificante na vida do casal, mas é um evento que pode alterar toda a organização familiar e com isso pode haver desestabilização psicológica nos sujeitos.
Geralmente a depressão pós-parto materna inicia-se logo no primeiro mês pós-parto e tem uma recuperação emocional no sexto mês pós-parto, é interessante que o homem geralmente quando apresenta sintomas de depressão pós-parto ele manifeste os sintomas após o sexto mês do nascimento do filho.
Dado interessante é que cerca da metade dos homens cujas parceiras apresentam sintomas de depressão pós-parto, irão desenvolver também os sintomas após a melhora de sua parceira.
Muitas vezes o homem com depressão pós-parto NÃO CONSEGUE PERCEBER e começa a apresentar relatos de incômodo com a paternidade, que o bebê chegou para ocupar espaço na casa, que a esposa não lhe dá mais atenção como antes e sente que foi REJEITADO.
O psicólogo deve estar alerta se o homem está mais impulsivo, irritado, agressivo, uso ou abuso de álcool e/ou outras drogas, aumenta as chances de ocorrer VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, não só contra a mulher como também contra o bebê.
É importante que psicólogos também CUIDE da saúde mental de homens no período perinatal.