Alfabetização e TDAH
www.saberethos.com.br - reestruturação cognitiva

Alfabetização e TDAH

Transtorno neurobiológico de desenvolvimento caracterizado por excessivos déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade sendo suas causas desconhecidas, mas resulta de história familiar, alterações genéticas e gatilhos ambientais (prematuridade, baixo peso ao nascer, tabagismo na gestação e intercorrências perinatais). Ocorre em 5-6% das crianças, mais em meninos (4:1) e 50% dos casos iniciam sintomas antes dos 7 anos.

A velocidade de processamento é a capacidade que o indivíduo tem em manter o foco atencional, em realizar rapidamente tarefas simples automatizadas em situações que necessitam manter a atenção, geralmente, está envolvida em tarefas que exigem uma sustentabilidade da atenção refletindo na velocidade psicomotora e mental.

Ou seja, ela é definida como a velocidade de conclusão de uma tarefa com precisão considerável. As avaliações de velocidade de processamento incluem tarefas diversificadas, como associar rapidamente os números com símbolos (por exemplo, codificação buscando responder a metas específicas e nomeação rápida de estímulos visuais).

O funcionamento Cognitivo no TDAH é comum o déficit de dopamina e noradrenalina nas vias correspondentes tanto a nível cortical quanto subcortical (problema de autoregulação ). A região frontal do cérebro é indicada por Benckik (2000) como a parte mais comprometida e sujeita às alterações decorrentes dos neurotransmissores, em especial, a dopamina e a noradrenalina, responsáveis por favorecer a transmissão dos estímulos e consequentemente, as sinapses. Temos também déficit de velocidade de maturação cerebral levando a atrasos conectivos entre áreas frontais e temporo-occipitais. Outra disfunção é a de redes neuronais levando a não recrutamento de vias voluntárias e involuntárias da atenção. A atenção voluntária é uma das funções psicológicas superiores mais importantes para o processo de aprendizagem escolar formada nas relações interpsicológicas são internalizadas e constituídas como modo individual de as crianças operarem cognitivamente.

TDAH e os efeitos na Alfabetização gerando falta de atenção que leva a: TROCAS E CONFUSÕES FONÊMICAS E GRAFÊMICAS;  DIFICULDADE EM JUNTAR AS LETRAS; ESQUECIMENTO DE FONEMAS E UNIDADES FONÉTICAS; LENTIDÃO PARA SE ALFABETIZAR; LACUNAS DE CONTEÚDO NA APRENDIZAGEM. Os Desafios na Alfabetização são imensos como problemas atencionais, baixo níveis de motivação em tarefas monótonas, Autorregulação disfuncional, Memória de trabalho sobrecarregada, o problema não tem origem nas habilidades de linguagem, comorbidades associadas como TEA, TOD, Dificuldade específica de linguagem, decodificação de palavras precária e pouca compreensão de leitura.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos