Aprender a alfabetizar todas as crianças, inclusive com TDAH
www.saberethos.com.br - Silvana Pozzobon - especialista em Reestruturação Cognitiva

Aprender a alfabetizar todas as crianças, inclusive com TDAH

Crianças com TDAH têm sim a capacidade de aprender a ler e escrever, o que pode acontecer é realizar abordagens e estratégias diferenciadas para atender às necessidades especificas além de ter conhecimento sobre neurociências e como o cérebro dessa criança aprende. A colaboração entre escola, família e profissional especialista é fundamental. Uma abordagem integrada que envolve pais, professores e, se necessários psicólogos, neuropsicopedagogos, fonoaudiólogos, neuropediatras podem contribuir para realização de um plano de ensino eficaz e adaptado às necessidades da criança.

As crianças com TDAH deixam transparecer desinteresse pelos assuntos da escola por apresentar dificuldades relacionadas à regulação da atenção, impulsividade e hiperatividade. No desafio da alfabetização o plano final do professor é alfabetizar todas as crianças, inclusive com TDAH.

Segundo o DSM5, são três critérios que devem ser ESPECIFICADOS, como critérios de diagnósticos desse transtorno, começando pela Desatenção (seis ou mais sintomas persistem por mais de seis meses em um grau que é inconsistente com o nível de desenvolvimento e tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais e e acadêmicas/profissionais).

Exemplo - evita lição de casa; dificuldade em manter o foco durante as aulas, as atividades ficam imprecisas; parece estar com a cabeça longe mesmo na ausência de qualquer distração; frequentemente tem dificuldade para organizar tarefas e atividades; frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades; esquecido em relação as atividades cotidianas.

Hiperatividade e Impulsividade (seis ou mais sintomas persistem por mais de seis meses em um grau que é inconsistente com o nível de desenvolvimento e tem impacto negativo diretamente nas atividades sociais e e acadêmicas/profissionais) - frequentemente remexe ou batuca as mãos ou remexe na cadeira; frequentemente fala demais; frequentemente deixa escapar uma resposta antes da pergunta; frequentemente interrompe ou se intromete.

Faça uma Avaliação do perfil cognitivo da sua criança para melhor adaptar e reestruturar os processos cognitivos.

CHESTER SWANSON SR.

Realtor Associate @ Next Trend Realty LLC | HAR REALTOR, IRS Tax Preparer

4 m

Good to know!.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos