Alicerces da Cultura Organizacional
O quão importante é a cultura organizacional dentro de uma organização?
Falando em um âmbito mais amplo, a cultura organizacional está atrelada aos valores que norteiam as atitudes e decisões em um ambiente empresarial.
Todos os envolvidos na operação executam seu papel dentro dos moldes da cultura da empresa. Prática esta, que fortalece a companhia como um todo.
Uma organização que preza pela valorização de um cultura organizacional saudável, bem definida e executada, acaba por se diferenciar das demais, e assim atingindo destaque no mercado e cultivando a motivação de seus colaboradores para continuar no caminho do sucesso.
Empresas bem sucedidas no campo organizacional, não procuram elevar apenas políticas internas que valorizam apenas números e resultados, ou colaboradores de alto escalão, mas todos que estejam envolvidos no processo. O reconhecimento é uma das chaves para a prosperidade dentro de um sistema empresarial.
Hoje em dia, muito se fala em "gestão compartilhada". É um alicerce das novas práticas de cultura organizacional dentro um empresa. É algo extremamente interessante quando se tem liberdade para criar, expressar opiniões e dividir as tomadas de decisões. Se uma empresa encoraja seus funcionários a criar, desenvolver, inovar, certamente trarão resultados, pois irão compreender que o seus esforços estão os levando para um ponto de sucesso.
No processo de criação e inovação, temos que entender que há um termo que pode causar um certo receio na continuidade desse processo: Risco. Quando se cria, inova e aprimora, estamos sujeitos a riscos por todos os lados em função de vários fatores. Compreender e assumir riscos são essenciais para quem quer criar uma carreira sólida. Há uma frase que pode simbolizar a coragem para arcar com riscos:"Você nunca vai viver se sempre tiver medo de morrer".
Ter uma gestão organizacional que tem como um dos alicerces a gestão de pessoas, é fundamental quando entendemos que são justamente as pessoas envolvidas no processo que mantém as atividades em andamento, colaboram com o decorrer das operações e ativamente participam das obtenções de resultados.
Por fim, nada adiantará ter todos esses pontos bem alinhados se no final, o foco concentrado da equipe não seja um só: O resultado. Os colaboradores precisam compreender que eles são orientadores e multiplicadores nesse sentido. A importância e as maneiras eficazes de se atingir os resultados precisam ser repassados a todos da pirâmide hierárquica de uma organização. Quando todos entenderem que suas funções são imprescindíveis para atingir uma meta, mais fácil será esse processo.
Portanto, uma cultura organizacional bem articulada é fundamental para a consolidação de qualquer organização, seja lá qual for seu ramo. E como estamos em época de fim de ano, estamos diante de uma oportunidade de renovação. Então, que em 2019, todos nós que estamos inseridos em processos, saibamos lidar com excelência com todos esses fatores, buscando resultados com inovação, criatividade, trabalho em equipe, respeito, ética e moral, para assim atingirmos o sucesso que tanto esperamos.
Felipe Nantes Jr.