Alinhar a gestão com a missão, visão e cultura nas empresas de tecnologia
Vamos debater alguns aspectos que são ricos em definições e como são batidos, gostaria de registrar de forma sucinta o que penso a respeito de cada um - sendo que a missão de uma empresa é o porque dela existir, enquanto a visão é o que direciona sua trajetória e os valores são os princípios que fundamentam, principalmente, o comportamento das pessoas e por fim da empresa.
Pode ser que você já trabalhou numa empresa em que você observa que a prática do dia a dia, os produtos, os relacionamentos entre as áreas, as ações e decisões de gestores, não estão alinhadas com os valores afixados no mural, nem mesmo com a visão e ainda menos com a missão e isso é mais comum do que se imagina. As empresas se esforçam em definir rapidamente os itens direcionadores de sua cultura e acabam por esquecer que não é só definir, pois é preciso participar, compartilhar, treinar, incentivar, apoiar e depois repetir este processo diariamente, tal como se faz no processo de educação e alfabetização.
Um exercício fácil, para perceber como deixamos de lado estes itens é o da contratação, pois deveríamos contratar pessoas alinhadas ao conjunto de valores da companhia e muitas vezes nem os citamos durante o processo de seleção e recrutamento, apenas quando o profissional já foi contratado.
Um empreendedor tem uma visão, estabelece sozinho ou em conjunto uma missão e identifica aquilo que entende como os valores a serem perseguidos para alcançar os objetivos daquele negócio, sendo que por fim contrata times de talentos que por meio de valores alinhados manterá em foco a visão do empreendedor e cumprirá a missão, certamente é isso que veremos durante nossas carreiras, mas não será isso que viveremos sempre, pois para que isso aconteça nós vamos depender de pessoas e elas devem ser motivadas a cumprir o que esta escrito no roteiro e para cumprir precisam entender o que se espera, alguns mais detalhadamente outros sem necessidade de detalhar.
Você já deve ter escutado que este negócio de visão, missão e valores são somente para enfeitar papel, que não servem para nada e realmente não servirão para nada, se isso não estiver na cabeça, no coração e nas mãos daqueles que executarão a importante missão daquela companhia, pois isso são mais do que simples palavras colocadas no papel, normalmente é o que determinará a cultura da empresa. Verdade, sim, concordo, em algumas empresas, infelizmente, isso é estabelecido apenas para cumprir um programa de qualidade ou mesmo para mostrar ao mercado que existe alguma coisa escrita.
Por falar em cultura, como podemos alinhar culturas se somos das mais variadas culturas e pensando somente em Brasil, teremos culturas diferentes trabalhando lado a lado, pois a cultura esta relacionada com nossos valores, nossas crenças, nossos rituais e na empresa acrescentam-se as normas.
Nas empresas a cultura esta abaixo da linha visível e é mais observada pelas ações e reações da empresa frente aos desafios do dia a dia. Esta no como decidimos, como motivamos, como cumprimos os papéis, como seguimos as normas, como estabelecemos desafios, enfim, esta ligado ao que observamos na prática do dia a dia.
E na empresa de tecnologia como é a cultura organizacional das companhia?
Pois bem, vivemos num mundo de constante mudança tecnológica e trazemos isso para dentro destas organizações, onde a única coisa certa é que tudo pode mudar e mudar de forma muito rápida, pois diferente daquela indústria onde compramos e dobramos chapas, a indústria da tecnologia muda diariamente e luta para conquistar qualidade, indicadores, estratégias, produtividade, etc.
As manufaturas evoluíram durante centenas de anos enquanto a de tecnologia ainda é um bebê,
que necessita de atenção redobrada, seja nos processos (a indústria de tecnologia se mostra muitas vezes avessa a processos), seja nas pessoas ou mesmo no produto. Ainda hoje, muitas consultoria de processos ganham muito dinheiro com a indústria da tecnologia, pois apesar de parecer algo simples fabricar tecnologia o negócio não é assim, merece atenção redobrada para que os processos consigam garantir qualidade, produtividade e alcançar rentabilidade, a qual é em geral superior as demais industrias, tamanho o risco.
Mas onde entram os aspectos culturais nestas empresas? Para responder esta pergunta de forma rápida, se arrisque a comprar uma empresa de tecnologia e juntar com outra, assim vai ver na pratica como as empresas são diferentes (não somente para empresas de tecnologia) são como seres humanos, de culturas muitas vezes bem diferentes, onde as respostas para as mesmas perguntas poderão ser diferentes, sem existir o certo ou errado, mas existindo o que dá certo para uma e o que dá certo para outra.
Por isso entendo importante que as pessoas entendam a cultura da organização onde esta e que sejam motivadas a debater, discutir e alinhar a cultura, para que seja um fator de motivação e não de desmotivação, para que seja o caminho a percorrer e não o caminho a combater, para que as pessoas possam ter voz e que esta voz seja para melhorar a cultura e garantir que alcançaremos a missão.
Mas como alinhar? Exercitando, tal como os atletas fazem no seu dia a dia de treino para conquistar um objetivo, nós, nas empresas devemos fazer diariamente um exercício de alinhamento de cultura, de comunicação eficiente sobre a visão, sobre a missão da companhia, sobre os valores que regem a organização.
Este processo de alinhamento garantirá que não tenhamos falhas?
Não, apenas vai mitigar o risco de nossas decisões estarem desalinhadas com o conjunto cultural da companhia, pois são referência.
Cabe ao gestor estar alinhando todo o tempo. Em sua fala, no que escreve e principalmente por seus exemplos. O alinhamento estratégico precisa estar na "medula óssea". Através de murais, tela do computador, ações de endomarketing na empresa, redes sociais institucional, enfim. É uma tarefa árdua mas se cada um entender o seu papel dentro desta estratégia, assim conseguiremos atingi-la. E quando o gestor não estiver, ele possa olhar os valores e pensar: eu sei que caminho tomar!
É comum que quando as empresas compram outras empresas, exista o choque cultural e isto somente pode ser minimizado se as pessoas sentarem na mesma mesa para discutir, alinhar e concluir o processo de nivelamento cultural. Você pode não acreditar, mas perdemos muito tempo com esta discussão, inclusive perdemos talentos pela falta dele.
No contexto geral podemos dizer que um bom alinhamento cultural poderá colocar a empresa no caminho do crescimento, suportado por fortes pilares e norteado por valores presentes no coração das pessoas, as quais esperam ser conduzidas, por meio de suas contribuições, para o sucesso.
No próximo texto, abordaremos sobre aspectos importantes numa empresa de tecnologia.
CFO
7 aExcelente reflexão
Diretor Comercial | CCO (Chief Commercial Officer) | Gestão de Canais (Partnership Management)
8 aExcelente reflexão, principalmente quanto à cultura. Empresas e até nações se destacam por sua cultura quando o ideal (equivalente à missão, visão e valores) é seguido por todos. Entendo que a chave para fortalecer a cultura é a comunicação a fim de trocar experiências é sugestões para contribuir de forma sinérgica com o clima e melhorar a relação entre todos os envolvidos.
International Business | Electronic Medical Records | eHealth | Big Data | AI | Innovation for Healthcare
8 aDevemos ter a mente aberta para aceitar que a outra parte sempre tem o que agregar à nossa cultura própria.
Head de Gestão de Pessoas | Governança Estratégia | ESG | Cultura Organizacional | Conselheira de Administração | ODS5
8 aÓtima reflexão.
Gerente financeiro na Armazém PB
8 aParabéns, você tocou num assunto que acontece em muitas empresas, temos que ter nossa missão, visão e valores no sangue. Outro ponto é cultura como você colocou não é a empresa adquirida que tem que se adaptar e sim a empresa que adquiriu, cultura não se muda.