Alta Performance ou Ultra Performance
Os times de alta performance ou mais atualmente chamados de Ultra Performance possuem características muito distintas e peculiares, seja para quem os compõe como para quem os lidera. Imagine então, como deve ser liderar um time só de craques, de profissionais que entregam sempre além do esperado, que chamamos de “profissionais over delivery”?
Não deve ser das tarefas mais fáceis, mas talvez possamos entender um pouco melhor essa dinâmica, quando compartilhamos experiências de quem já viveu isso na prática, no campo, no Gemba (o lugar onde as coisas acontecem/chão de fábrica), como dizem os orientais.
O meu amigo, Diogenes Lucca , criador do Gate, a tropa de elite da PM de SP, hoje Consultor, Palestrante, Comentarista de TV e Docente da FIA, explica com riqueza de detalhes, a partir de sua vasta experiência de campo, como é liderar equipes de alta performance em seu livro “Super Performance – Lições das Tropas de Elite aplicadas ao Mundo Corporativo”. A alta performance não para todo mundo, mas pode ser para você. Os profissionais de alto desempenho são treinados para lidar com situações de pressão, que exigem respostas rápidas com possibilidades de perdas ou lucros e tomadas de decisões que podem mudar radicalmente o rumo das carreiras e das empresas. Mas, para tanto, é preciso ter metodologia, aparato técnico para alcançar os melhores desempenhos. Gostaria de destacar uma parte desta obra, onde o Lucca cita o seguinte: “Chegar ao topo e permanecer nele, exige muito trabalho, mas as recompensas não demoram a aparecer”.
Quando vamos para área esportiva de alta performance, citando campeões olímpicos, vemos muita semelhança comportamental, seja através da Disciplina, do preparo, dos treinamentos e principalmente da ATITUDE. O Técnico Mega Campeão, Bernardo (Bernardinho) Rezende ,menciona que “Disciplina é explicar, diariamente, ao seu cérebro que você precisa sacrificar prazeres imediatos para receber recompensas maiores no futuro”. Notem que, em ambas as falas, as recompensas, são mencionadas como objetivo maior e futuro.
Uma outra exemplificação na prática, vem do próprio Bernardinho ao narrar que durante os festejos, no vestiário ainda, após a conquista da Medalha Olímpica, o craque Giovane Gávio , escreveu: “Ninguém treinou mais que a gente, ninguém acordou mais cedo que a gente, ninguém MERECEU mais que a gente”. É sobre isso, sobre Merecimento, sobre a verdadeira recompensa dos que merecem, dos que fizeram por onde, à partir de suas Atitudes. Isso é a Ultra Performance ou Alta Performance, na veia, seja no mundo dos esportes ou no mundo corporativo.
Bora lá, para o Alto & Avante🚀
Recomendados pelo LinkedIn
#pessoas
#liderançaambidestra
#liderançainspiradora
#liderançadesenvolvedora
#desenvolvimentohumano
Diretor Mkt & Vendas Planet Techno | Trocando Experiências e Democratizando o Conhecimento | Podcast Zéxperts
8 mE foi isso que abordamos numa das edições do Growth Talk. Excelente reflexão José Ferreira de Andrade Netto !