América Latina: +22,4% em capacidade marítima em 2024!

América Latina: +22,4% em capacidade marítima em 2024!

Capacidade de transporte marítimo de contêineres cresce 22,4% na América Latina em 2024

A capacidade de transporte de contêineres em rotas oceânicas com destino ou origem na América Latina, incluindo serviços intrarregionais, teve um aumento de 22,4% em 2024, segundo dados da consultoria Alphaliner.

O crescimento foi muito superior à média mundial, de 10,6%, porém abaixo da observada nas movimentações entre Ásia e Europa, que chegou a 31%. Em todo o mundo, a frota de navios porta contêineres aumentou a disponibilidade para transporte em cerca de 3 milhões de TEUs.

No contexto latino-americano, a oferta de serviços vinculados à região cresceu em 850 mil TEUs, o que representa 16,9% da capacidade global adicionada no período.

Clique na imagem para ver mais detalhes!

No Brasil, conforme dados da Logcomex, ao longo de 2024 as transações do comércio exterior movimentaram 967,5 milhões de toneladas de cargas por via marítima, sendo 795,7 milhões de toneladas em exportações e 171,8 milhões de toneladas em importações.

A movimentação total representa um aumento de 2,7% em relação a 2023, quando saíram do país, por meio de portos marítimos, 784 milhões de toneladas em mercadorias e entraram outras 158 milhões de toneladas, totalizando 942 milhões de toneladas em produtos. 

[Leia mais]


Vietnã derruba exigência de certificado sanitário para couro brasileiro

O Brasil passou a ser autorizado a exportar couro para o Vietnã sem a necessidade de certificado sanitário internacional, um marco para as relações comerciais entre os dois países que atende a um antigo pleito do setor exportador nacional.

A medida, comunicada na última semana pelo país asiático, simplifica processos e contribui para a consolidação do Brasil como um dos maiores exportadores globais de couro (SH2 42), com mais de 597 mil toneladas exportadas em 2024, o que representa um crescimento de 38,8% em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados da Logcomex.

As exportações são realizadas por unidades produtivas distribuídas por todo o país, especialmente nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Em 2024, o Vietnã importou mais de US$ 4 bilhões (FOB) em mercadorias brasileiras, dos quais US$ 2,9 bilhões de produtos agropecuários. Entre os principais itens estão algodão, milho, soja e trigo.

[Leia mais]


Porto de São Francisco inicia obra de derrocagem de rocha submersa

O Porto de São Francisco do Sul (SC) deu início nesta semana ao trabalho de remoção de um afloramento rochoso submerso de 370 m³, o equivalente ao tamanho de cinco contêineres, de uma área próxima a um dos berços de atracação de navios.

Com a remoção, busca-se alcançar a profundidade de 14 metros no local, já que atualmente as embarcações têm de fazer uma manobra extra no momento da atracação, o que aumenta custos.

A previsão é que a primeira fase seja concluída até o fim de janeiro. Durante o período de escoamento da safra de soja, que geralmente vai até o mês de outubro, a obra será paralisada, para permitir a total capacidade de escoamento do berço. 

Após o término do ciclo da soja, a obra será retomada para o desenvolvimento das etapas seguintes.

O Porto de São Francisco do Sul é o maior de Santa Catarina em movimentação de carga. Segundo dados da Logcomex, o complexo portuário movimentou 13,8 milhões de toneladas em cargas voltadas à exportação e 9,2 milhões de toneladas em produtos importados em 2024.

[Leia mais]

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Logcomex

Conferir tópicos