Amazónia, "o pulmão do mundo"
Atualmente muito se fala sobre as alterações climáticas, nós decidimos falar sobre o maior aliado natural para as combater: a Floresta Amazónica.
A Amazónia é uma das regiões mais vitais e impressionantes do planeta. A floresta tropical desempenha um papel crucial para o equilíbrio global, sendo frequentemente designada de "pulmão do mundo".
Desempenha um papel fundamental na regulação climática, uma vez que atua como reservatório de carbono e capta dióxido de carbono da atmosfera, ajudando a reduzir o efeito de estufa e, consequentemente o impacto das alterações climáticas. Produz quantidades imprescindíveis de oxigénio, contribuindo para a qualidade do ar e para o equilíbrio dos gases atmosféricos. Por sua vez, liberta grandes quantidades de vapor de água para a atmosfera, influenciando os padrões de chuva e mantendo o equilíbrio climático.
Recomendados pelo LinkedIn
A Amazónia contém também uma biodiversidade incomparável, que deve ser protegida a todo o custo. A sua fauna e flora representam uma das maiores concentrações de biodiversidade do mundo, que contribuem para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas da região e para a sustentabilidade do meio ambiente. Esta floresta abriga aproximadamente 10% das espécies conhecidas do mundo e estima-se que existam cerca de 390 mil milhões de árvores, representando mais de 16 mil espécies.
Possui recursos hídricos essenciais e um papel fundamental na regulação dos ecossistemas, clima e vida das populações locais. A Bacia Amazónica é a maior bacia hidrográfica do mundo, abrangendo cerca de 7 milhões de quilómetros quadrados, contendo aproximadamente 20% da água doce superficial não congelada do planeta. Os rios amazónicos não fornecem apenas água, mas também abrigam uma incrível variedade de espécies aquáticas.
Os impactos e consequências globais de não possuirmos este recurso natural para a conservação da vida e do planeta são incalculáveis. Assim, é nosso dever e obrigação protegê-la o melhor que conseguirmos, adotando medidas de conservação e uso sustentável, a fim de proteger as suas dádivas para as gerações presentes e futuras e para manter a saúde do nosso planeta como um todo.
Na Tribe partilhamos esta preocupação e esforçamo-nos para contribuir para a conservação e sustentabilidade da Amazónia.