Ambição e princípios: moldando um caráter.
Ambição e princípios, duas palavras, que dizem muito sobre o caráter de alguém. Ambição, considera-se: "vontade racional para conquistar todas as suas metas" através de esforço e prática lícita de alguma atividade. Princípios, por outro lado, são os alicerces implícitos ao ser humano, sendo que, cada pessoa possuí seus próprios e pautam suas atitudes conforme estes, que são moldados durante experiências ou condicionados ao seu pensamento devido o ambiente no qual desenvolveu-se.
A linha tênue, que une as duas coisas, é espaçada pela ganância. Considera-se ganância: uma ambição exacerbada e que transpõe, limites, fazendo com que o indivíduo haja aquém dos seus ideais. Então, o ideal neste contexto é que a pessoa analise suas escolhas baseando-se em experiências vividas e de seus semelhantes, para que possa sintetizar e identificar, qual a melhor atitude a ser tomada. O alinhamento do ser - bom pai, profissional etc. - em conjunto do ter, proporciona um crescimento contínuo moldando o caráter e fazendo com que sua vida seja plena, duradoura e exemplar, tanto em função da sociedade, como para seus filhos.
Considerando o exposto, percebe-se que os princípios modificam-se via experiências e tomadas de decisão, e a ambição é a sintetização da energia motivacional, que todos possuem. Então, espera-se que ambas sejam consideradas na construção de um caráter, para que, assim, o indivíduo possa alinhar às suas decisões e desenvolver-se como ser humano.