Amnésia inteligente

Amnésia inteligente

Acompanho bastante a minha rede no LinkedIn , mas escrevo pouco conteúdo, hoje resolvi compartilhar algo que tenho praticado bastante nos meus novos desafios enquanto líder de equipe: A Amnésia Inteligente!

Amnésia Inteligente: Uma habilidade de Esquecer com/de Propósito

Em um cenário no qual a quantidade de informação disponível explode a cada segundo, a capacidade de reter e processar todos os dados que nos cercam se torna humanamente impossível. Daí vem uma habilidade fascinante e contraintuitiva: a amnésia inteligente. Mas, o que é, afinal, amnésia inteligente? E por que considerá-la como uma habilidade de liderança?

Amnésia inteligente não é esquecer de maneira indiscriminada, mas sim a capacidade deliberada de esquecer informações que não são essenciais ou benéficas, permitindo-nos concentrar naquilo que realmente importa. É uma habilidade que pode ser cultivada para melhorar a saúde mental, aumentar a produtividade e aprimorar o aprendizado e a criatividade.

Por que exercitar a amnésia inteligente?

  1. Promove a Saúde Mental: A capacidade de esquecer deliberadamente pode ajudar a mitigar os efeitos de experiências negativas ou traumáticas, contribuindo para um bem-estar emocional.
  2. Reduz a Sobrecarga de Informações: Ao selecionar ativamente o que esquecer, minimizamos o estresse associado à tentativa de lembrar de tudo.
  3. Incrementa a Criatividade: Liberar a mente de informações desnecessárias pode abrir espaço para o pensamento criativo, fomentando conexões inusitadas e soluções inovadoras para a complexidade.
  4. Foco e a Aprendizagem: Esquecer informações irrelevantes nos ajuda a focar nas tarefas em mãos e a absorver novas informações de maneira mais eficaz.

Como praticar a Amnésia Inteligente?

  • Atenção Plena: Essa eu aprendi com um dos meus líderes, ele era insistente nisso: Reunião de atenção plena sem computador e celular. (presencial)."Viva o momento presente sem distrações."
  • Desenvolva Hábitos de Anotações Eficientes: Já me chamaram de velho porque eu gosto do caderninho de anotações, o que pra mim permite a liberação da mente, do esforço de lembrar de cada detalhe, confiando no bloco de notas para armazenar informações.
  • Aprenda a Delegar: Essa tenho praticando diariamente na medida do equilíbrio, e tenho aprendido que não precisamos/conseguimos ser responsáveis por todas as informações ou tarefas para que sejam executadas com êxito.
  • Desapego Informacional: Pratique o desapego de informações que não contribuem para seus objetivos ou bem-estar.
  • Terapia: A terapia me fez perceber que precisamos de um canal confiável para liberação das nossas emoções, isso ajuda a "limpar" a mente, facilitando o processo de esquecer informações desnecessárias e não relevantes.
  • Exercício físico: Tenho percebido que além do impacto no corpo que é bom, o treinamento físico tem efeitos positivos na memória e nas funções cognitivas, deve ser a tal da endorfina.

Resumindo, a amnésia inteligente não é pura e simplesmente sobre esquecer; é sobre otimizar nossa capacidade mental para o que realmente importa. Diante de uma overdose de informações, aprender a esquecer de forma seletiva pode ser a chave para uma mente mais clara, uma vida mais produtiva e uma existência mais feliz.

Faz sentido pra vocês?!

Thiago Ribas dos Santos

Product Manager | OAuth | Open Finance | BaaS

9 m

Não conhecia. Achei muito legal

Wagner Rodrigues

Bacharel em Sistemas de informação, pós graduado em redes, técnico em eletrônica e telecomunicações

9 m

Grande professor Persival! Uma referência em Brasília e afora.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos