Análise de dados na IA educacional
O uso de Inteligência Artificial em contextos educacionais vem crescendo exponencialmente. No entanto, apesar da popularidade, muitas ferramentas de IA ainda não atendem às necessidades dos profissionais.
Educadores e profissionais de T&D se preocupam com os danos que as ferramentas de IA mal desenvolvidas podem causar na educação, danos associados à qualidade dos dados — ou à falta dela.
Há uma lacuna significativa entre como a tecnologia é imaginada e como, de fato, ela é implantada e utilizada. Diante de um volume tão grande, é preciso ter cuidado com dados tendenciosos, violações de privacidade, resultados injustos, entre outros problemas.
Pensando nisso, pesquisadores da Stanford Graduate School of Education (GSE) buscam desenvolver soluções de IA éticas e equitativas para ensino, reunindo diferentes partes interessadas na mesma mesa para analisar dados em termos qualitativos e ajudar a atender a essas necessidades.
“Estamos sendo pioneiros em uma abordagem de IA participativa com o objetivo de desenvolver soluções de IA éticas, centradas no ser humano e equitativas para a educação” diz o professor assistente da Stanford Graduate School of Education (GSE), Hariharan Subramonyam.
A intenção é ter um método mais consciente e eficaz para projetar algoritmos de machine learning, tanto na educação quanto fora dela, através da troca entre os especialistas da área e os especialistas técnicos. Isso traz a perspectiva de um futuro com uma IA educacional muito mais confiável.
Recomendados pelo LinkedIn
DICAS DE T&D
Esse estudo revela a necessidade de envolver a comunidade de uma área específica no processo de desenvolvimento de produtos de machine learning para garantir a qualidade dos dados utilizados.
Isso também é importante na escolha de soluções educacionais — baseadas em IA ou não — para o seu programa de T&D:
No DOT, todas as partes interessadas são envolvidas no processo de criação de um programa de T&D, desde o diagnóstico educacional até a avaliação de desempenho. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.