ANO DIFÍCIL, MAS AO MESMO, TEMPO DE SUPERAÇÃO!!

ANO DIFÍCIL, MAS AO MESMO, TEMPO DE SUPERAÇÃO!!

ANO DIFÍCIL, MAS AO MESMO, TEMPO DE SUPERAÇÃO!!


Me lembro bem que quando começamos 2020, nosso Ministro da economia falava em um ano de crescimento. Infelizmente já em fevereiro tínhamos dados que mostravam que a economia continuaria estagnada e isto antes da pandemia.


Segundo um artigo de Affonso Celso Pastore, o crescimento da economia não viria do mercado interno, por causa do alto desemprego, alta inadimplência, consequência dos maiores spreads do mundo, praticado por bancos brasileiros.


Não viria do governo, por causa do seu alto déficit e não viria do mercado externo por causa da estagnação da economia mundial.


Restava, portanto, as privatizações e concessões como indutoras do investimento privado e já sabíamos que as privatizações eram uma utopia dentro deste governo.


Veio a pandemia e com o negacionismo de nosso Presidente e de alguns de seus ministros, que chegaram a chamar a mesma de gripinha, se instalou o caos no país.


Foram 190.000 mortos até agora e certamente este número continuará a crescer, por causa da incompetência governamental e pelo péssimo exemplo de nosso Presidente.


Apesar de tudo isto, o setor privado tentou se adaptar e os números da economia foram melhores que o esperado e isto se deve muito a nova revolução digital, que está acontecendo neste momento, a INDUSTRIA 4.0.

Por incrível que pareça antecipamos anos em termos de digitalização do setor produtivo e o e-commerce, e-learning, e-health, etc. Se tornaram mais presente em nossas vidas.


Empresas bem-informadas tomaram a frente desta revolução, apesar da ausência notável de dois dos principais Stakeholders desta nova revolução, o governo e as Universidades.


Foram elas que transformaram o mercado brasileiro, dando mais velocidade ao atendimento principalmente da geração dos Millenials e assim mudando o Modus Operandi do mercado.


Novos Unicórnios surgiram e forma investidos bilhões em plena crise, para fortalecer jovens empreendedores que não se deixaram levar pelo desespero.


Por tudo isto, 2021 só pode ser um ano melhor, até porque com toda incompetência do nosso governo capitaneado pelo nosso Presidente e pelo Ministro da economia e da saúde, teremos vacinas para aliviar o peso sobre o setor de serviços do Brasil, que representa 70% do nosso PIB.


Como não podia ser diferente, meu conselho a estes jovens empreendedores é que não se esqueçam de aproveitar o conhecimento tácito, aquele que aprendemos no dia a dia de trabalho, representado pela geração dos Baby Boomers e que podem ajudar nos Boards das empresas e em diretorias executivas, dando tempo para que a nova geração se prepare mais para o IPO de suas empresas, sua verdadeira meta.


Tenho escrito muitos artigos, em que defendo modelos de empresa e modelos de gestão, mix entre a nova geração dos Millenials e Baby Boomers e acho que isto deve prevalecer no Brasil, assim como está acontecendo em vários lugares do mundo.


Uma empresa forte é aquela que conhece o passado, vive o presente e planeja o futuro e é disto que estou falando.


FELIZ ANO NOVO!!

Quanta tolice. Óbvio que o ano tende a ser melhor. Mas nada muito bom. Esperança se tem até morrer

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Walter Beraldo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos