Ansiedade ou compulsão alimentar?

Ansiedade ou compulsão alimentar?

Muitos pacientes com obesidade apresentam sinais de transtornos como ansiedade e compulsão alimentar. Mas, muitas vezes, esses termos podem ser confundidos. 

A ansiedade é uma reação normal do ser humano e pode ser entendida como um mecanismo de defesa em situações que inspiram tensão, expectativa ou medo. É uma emoção caracterizada por um estado de agitação, que pode ser acompanhado por nervosismo, angústia, preocupação excessiva, inquietação, tensão muscular, problemas para concentração e a temida compulsão alimentar.

No entanto, quando os sinais da ansiedade ultrapassam um nível saudável, afetando a saúde física e mental do indivíduo, ela se torna um distúrbio chamado Transtorno de Ansiedade Generalizada e deve ser acompanhada de perto por profissionais especializados.

A compulsão alimentar pode ser desencadeada através de sentimentos de ansiedade, estresse e depressão. Ela é um transtorno que causa a necessidade de comer mesmo sem apetite e, muitas vezes, em excesso. É um distúrbio químico, derivado de um desequilíbrio nos mecanismos de fome e saciedade, onde a pessoa perde o controle do que consome sem perceber, o leva ao ganho de peso, afeta a autoestima e aumenta todo o estresse e a ansiedade.

Justamente por essas pessoas não conseguirem ter um controle do que e do quanto elas consomem, a ideia de emagrecer pode se tornar um pesadelo. Com o acompanhamento de profissionais especializados e de uma equipe multidisciplinar, esses problemas podem ser contornados para que o paciente tenha uma melhora significativa na qualidade de vida. Vamos juntos!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cid Pitombo, MD

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos