Antes de escrever na internet, pense se quer mesmo que isso faça parte da sua tatuagem digital
Certamente você já ouviu falar que tudo o que publica na internet fica gravado lá para sempre. Se você ainda duvida, lembre-se que tem gente - e o mundo é gigante - que tem a estranha mania de "printar" posts, imagens, salvar vídeos, tudo isso para a posteridade. Tudo isso para ser usado no momento mais conveniente: geralmente, para quem "printou".
A isso chamamos de TATUAGEM DIGITAL. E não adianta se revoltar: rede social é vida pública, não é privada. Isso sempre foi muito claro. Se você não sabia, esteve sempre na plataforma errada.
Os últimos acontecimentos relacionados a celebridades da internet envolvidas em tweets antigos com conteúdo inapropriado mostram bem essa situação constrangedora: ainda muito novos e antes da fama, esses profissionais publicaram o que queriam numa "terra sem lei". Mas, o mundo mudou, as regras mudaram (hoje temos uma Lei de Internet!), os usuários mudaram, mas a tatuagem digital ficou. E alguém achou.
O fato de algumas celebridades terem perdido contratos milionários talvez não cause estrago maior do que o rombo na reputação deles. Porém, é um alerta para pessoas e marcas se manterem atentas a tudo o que postam nas redes sociais, sejam elas privadas ou não. Não apenas o que postam, mas o que comentam e o que curtem.
Tatuagem é bem difícil de apagar e, se mal feita, causa muito incômodo. Sei bem disso, pois tenho uma (de verdade) no pulso que foi mal feita e que preciso ajustar urgente.
Eu sou Viviane Teobaldo, envolvida desde o início da carreira em trabalhos e projetos nas áreas de Marketing e Comunicação em médias e grandes empresas dos mais diversos segmentos de mercado que usa esse conhecimento para ajudar micro e pequenos negócios em processos de transformação digital ágeis.
Uma estrategista e planner apaixonada por descobrir e decodificar transformações culturais que impactam consumidores, marcas e negócios em Marketing, Comunicação, Publicidade, Digital e PR.
6 aJuliano Kimura