Antes e depois da pandemia...
Renata More

Antes e depois da pandemia...

Já estamos cansados de saber que aumentar a satisfação do cliente é vantagem para qualquer negócio e é sempre muito mais barato do que conquistar novos clientes. 

E, outra coisa que já sabemos, é que o investimento é um dos melhores caminhos para que uma empresa proporcione uma melhor experiência ao cliente, certo? 

Mas será que precisamos "investir" tanto assim para que o nosso cliente fique mais satisfeito?

Precisamos de novos e melhores vendedores para vender mais?

De novo vai a minha pergunta: Por que as empresas focam apenas em querer vender, vender, vender, cobrar metas, divulgar novas vagas e esquecem do essencial, de como é o seu processo de vendas e como será o seu pós-vendas ?

Em um momento tão diferente, ou não, em que o mundo dos negócios enfrenta uma crise provocada por uma pandemia, algumas empresas já estão se concentrando na construção de uma "diferente e melhor" experiência, visando aumentar a satisfação dos seus clientes.

Mas, ainda na minha opinião, não é apenas entender a diferença entre experiência e satisfação que poderá acelerar o crescimento de uma empresa e acelerar as suas vendas.

Lembre-se que: mais importante do que apenas atrair será mantê-lo !

Então, o quê precisa ser feito?

Melhorar a experiência do cliente vai muito além de apenas tornar o atendimento mais avançado, tecnológico...

Essa estratégia é capaz sim de elevar o relacionamento digital a um novo patamar, entretanto são poucos os que conseguem implementar iniciativas capazes de cativar novos clientes com eficiência e proporcionar oportunidades inéditas.

Muitos se esquecem de uma característica básica, de extrema importância e fundamental em todas as relações: a empatia.

Colocar-se no lugar do seu cliente é um excelente começo para ver sua empresa com outro olhar e, assim identificar falhas que comprometam as vendas e outras oportunidades de sucesso.

Saber como os seus clientes se sentem é essencial. Podemos fazer isso através de pesquisas de satisfação, apenas conversando com ele, usando a nossa comunicação como a melhor ferramenta nesse processo. 

Dê voz ao seu cliente ! Escute as suas opiniões.

No uso de pesquisa, lembrem-se que precisam ser bem elaboradas, com perguntas eficientes de uma forma que renderão informações relevantes. E, caso o cliente queira responder de forma negativa, a qualquer questão, deixe espaço para que possam explicar as suas respostas.

Conheça e converse com o seu cliente. Veja qual o melhor canal de atendimento e retorno para ele. De quê forma ele prefere ser atendido e escutado. Mostre que sua empresa se preocupa em tornar a experiência dele melhor e mais agradável.

Mas, não se esqueça: ao enviar uma pesquisa, se essa for a sua idéia, demonstre ao cliente que o tempo e sua opinião foram valorizadas.

Dê e envie uma resposta para ressaltar como isso os ajudará!

Uma boa experiência do cliente é o melhor marketing que existe para empresa. 

Parem de gastar com campanhas caras, conversar, dar voz ao seu cliente e conhecê-lo, fideliza a sua base, sai mais barato e vale muito mais! 

Permita que o seu cliente divulgue sua empresa para você!

Monica Petroski

e-Commerce Merchanding Manager | Driving Sales Growth Through Data-Driven Insights & Trend Analysis

4 a

Otimo texto Renata!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos