Anticoncepcional
#SaúdedaMulher – Olá, amigas e amigos. Fico feliz em mais uma vez estar aqui para tratar de um tema que considero tão importante como a saúde, em especial a das nossas queridas mulheres. Nesta semana vamos falar de um assunto sobre o qual as pessoas costumam ter algumas dúvidas: a pílula anticoncepcional, que está entre os métodos contraceptivos mais utilizados no mundo.
A pílula é um anticoncepcional hormonal, considerado um método moderno e que continua sendo aprimorado a cada ano. Desde seu surgimento na década de 50 até os dias de hoje, sua dosagem hormonal já foi reduzida em dez vezes. Com uma quantidade cada vez menor de hormônios, a pílula vem conquistando mais eficácia e menos efeitos indesejados ao organismo feminino.
Por isso a pílula é um dos métodos mais seguros para se evitar a gravidez, desde que seu uso seja correto, o que deve ser feito da seguinte forma: o primeiro comprimido deve ser tomado no quinto dia do ciclo, sendo que contamos o início do ciclo no primeiro dia da menstruação. A partir daí deve-se tomar um comprimido por dia até o final da cartela. Quando acabar, dá-se um intervalo de sete dias e uma nova cartela deve ser iniciada.
Para que seja tomada sem esquecimento, a cartela deve ficar num local de fácil acesso e, de preferência, a pílula deve ser ingerida sempre no mesmo horário para que o nível hormonal no sangue seja constante. Algumas pílulas são de uso constante e por isso são tomadas sem interrupção. Nesse caso, existem indicações específicas que devem ser feitas por um médico.
Em ambos os casos algumas contraindicações devem ser observadas: elas podem ser tomadas por mulheres jovens durante um período que deve variar de 5 a 7 anos em média. Depois, um intervalo é recomendado. As pílulas não devem ser usadas por mulheres com mais de 38 anos, fumantes, com varizes, problemas de fígado, hipertensão e diabetes. Por isso um médico deve ser sempre consultado.
Ficou com alguma dúvida ou quer fazer algum comentário? Deixe aqui no post ou me envie uma mensagem. Beijos carinhosos e até a próxima semana.