Cuidados com o Umbigo
#Saúde – Olá, minhas amigas e meus amigos. Vamos continuar esta semana com as nossas dicas sobre saúde e, dando sequência ao tema Saúde do Bebê, desta vez vamos falar um pouco sobre os cuidados com o coto umbilical e sobre a visão do recém-nascido, que costumam levantar dúvidas entre as mamães, principalmente as de primeira viagem.
Logo após o nascimento, ocorre o corte do cordão umbilical que durante vários meses foi a fonte de ligação que levou oxigênio e alimento ao seu bebê e se completa a separação do bebê com o corpo materno. Aquele pequeno pedaço que fica ligado ao umbigo do bebê se chama coto umbilical.
O coto vai se tornando ressecado um pouco mais a cada dia até se soltar e cair, o que costuma ocorrer no final da primeira semana de vida do bebê. No local, ficará apenas uma pequena cicatriz, a que chamamos de umbigo. Até que sua queda se complete, é preciso manter o local bem limpo e higienizado. Para isso, deve-se lavar normalmente a região com água e sabão durante o banho do bebê e, ao menos duas vezes por dia, deve-se umedecer um cotonete ou a ponta de um pano bem macio em álcool e aplicar delicadamente no local, sem medo. Assim, ele resseca e se soltará naturalmente.
Algumas mamães também se preocupam com a visão do bebê, que parece não ter foco logo após o nascimento. Isso é normal e aos poucos vai se estabilizando. Mas é importante saber que o bebê ao nascer já pode ver objetos e pessoas, e costuma olhar bastante para a sua mãe na qual identifica afeto e atenção. Ele também reage a ruídos e, principalmente, a voz da mãe, com a qual está acostumado desde o útero. Todos os sentidos do bebê estão formados e, a cada dia, ficarão mais aguçados. Então aproveite bem esses momentos tão especiais, cheios de carinho e amor.
Espero que as nossas dicas estejam ajudando as mamães e as famílias dos bebês. Nas semanas seguintes continuaremos a falar sobre recém-nascidos. Gostou? Então curta e compartilhe. Temos um encontro marcado aqui na próxima semana. Até lá.
Dra. Marianne Pinotti