Ao meu ini(a)migo chamado tempo
Sabe a sensação de que tudo está rápido demais?
Na próxima semana nós já vamos estar em dezembro e aquele looping de final de ano começa mais uma vez. Só que parece que a pouco tempo era início de 2022.
Um ano que virou e carregava a esperança em muitas coisas. Na saúde, no freio na pandemia. Na polícia, porque tinha eleição. Na copa, no hexa.
Agora essa esperança é carregada em outros números, o 2023. É dezembro de novo e eu sinto que tudo aconteceu tão rápido que não consigo viver certo o tempo.
Parece que ele é roubado todos os dias, porque sempre falta. Tempo pra família, pro trabalho, pro descanso, pra estudar. Sempre precisamos desse tal de tempo e por mais que a gente corra, nunca conseguimos alcançá-lo. É produto em falta no dia a dia.
E porque não carregar essas esperanças pra um lugar onde realmente podemos desfrutar delas? Agora eu posso sair mais, mas só vou pro trabalho. Agora passou a eleição, mas nada mudou. A vida está acontecendo, mas me falta tempo para vivê-la… E depois a gente ainda se pergunta porque tem tantas pessoas doentes com depressão e ansiedade.
Acredito que vamos encontrando pequenas válvulas que nos ajudam a ter mais controle sobre esse tempo que nunca temos. Nesse ano eu parei para ver a vida quando a minha afilhada nasceu. E toda semana que eu a vejo, ela aprendeu algo novo, cresceu mais um pouco e consegue rir mais alto.
Ver ela crescer me faz enxergar coisas que eu tinha deixado de ver. Voltei a achar amor nas pequenas coisas e isso é melhor do que qualquer remédio.
Para ela, o tempo faz crescer. Quero crescer com o tempo também. Deixar com que ele me alcance ao invés de persegui-lo. Porque não adianta correr atrás do que já se foi.
Ele só vai pra frente e por isso estou aprendendo de novo que não é meu inimigo. Eu só não posso mais ter o que já passou. O tempo é passageiro na mesma proporção que é permanente. Ele fere e cura.
E ele vai seguir com a gente lado a lado. Então vamos fazer as pazes com o tempo, já que ele ainda vai ficar conosco mesmo.