Quem é você?
Nos dias atuais pode-se observar com bastante clareza que esse questionamento quando feito para muitos profissionais, não vem seguido de uma resposta imediata e convincente. Muitos respondem dizendo onde estão, o que fazem atualmente, qual empresa lhes paga seu salário. Só que isso não define quem eles de fato são, isso apenas diz o que fazem, mas não responde a pergunta que caso houvesse uma resposta já definida por eles, mudaria todo o quadro. Posso afirmar que se soubessem responder este questionamento de forma limpa e honesta consigo mesmo, eles estariam fazendo a pergunta ao invés de respondê-la.
Todas as vezes que pego um currículo nas mãos observo a história do candidato. Vejo ali descrito todos os lugares por onde ele passou, todas as experiências adquiridas ao longo do tempo e todo caminho que ele caminhou até chegar à mim. E muitas das vezes acabo de ler aquele documento e fico preocupado com aquela vida. Vejo quase sempre currículos com as seguintes informações: Formado em História, com 1 ano e 2 meses como vendedor de uma loja de sapatos, 7 meses como auxiliar administrativo, cursando gestão de negócios, e agora entregando currículo em uma agência de viagens. Ao terminar de ler, me pergunto: - aonde está o objetivo desse(a) jovem? A área de formação dele, nunca foi exercida, e pelo visto ele desistiu de procurar, pois o que ele procura agora também não está associado à sua experiência de formando. Aonde está o erro?
Muitos apostam com todas as forças que o Governo tem sua parcela de culpa, que as empresas não estão proporcionando as oportunidades para os recém formados, o mercado de trabalho cada vez mais concorrido e incerto, acaba dificultando as coisas mais do que já são, e inúmeras de outras afirmativas, muitas das vezes totalmente embasadas e reais, mas que não muda o foco do real problema: As pessoas esqueceram quem elas são!
Calma aí!!! Foram 5 anos cursando advocacia para hoje vender carros? Foram 4 anos de faculdade de Física para hoje ser gerente de um supermercado? Não estou indo contra essas profissões ou menosprezando-as, mas não foi para esse fim que você se abdicou de tanto na vida. Não foi para essa profissão que você passou noites em claro ou horas sem comer, dias sem descansar mas foi por causa do seu sonho de ser formado naquela área que você aguentou tudo isso. Onde estão esses sonhos? Porque você não sabe onde eles estão? Porque você aceita que o mercado de trabalho é de fato muito injusto e concorrido, e qualquer função em qualquer emprego que pague o seu salário lhe basta?
É necessário todos os dias, saber quem você é. A sua trajetória até aqui tem um sabor que é seu. Foi conquistada por você. Ela tem que ser exposta e testemunhada. Saiba dizer quem você é para o mercado de trabalho. Bata no peito e diga: Eu sou vendedor de automóveis, eu sou advogado, eu sou químico, eu sou dono do meu caminho.
Seus sonhos tem data definida para acontecer. você precisa mostrar ao mundo quem você é. Garanto que sua vida mudará a partir daí.
Até a Próxima!
Vinicius Arruda - Editor Chefe VA - Turismo e informação / Consultor de viagens
CEO Marotta Viagens | Analista Comportamental
4 aA vida é um redemoinho. As oportunidades também vão pro meio dele por muitas vezes. É um assunto interessante e complicado mas o artigo está muito bem escrito. 😉