Após cobrir 3 mil cidades com 4G, TIM foca na experiência do usuário
A TIM fechará o ano cobrindo 3 mil cidades com redes 4G. Há um ano, a operadora comemorou o marco de ter atingido a milésima cidade com a chegada da rede 4G na faixa de 700 MHz em Fernando de Noronha, alcançando duas mil cidades cinco meses antes do previsto e, rapidamente, três mil cidades até o final de dezembro. Stefano de Angelis, CEO da operadora, chama atenção para o fato de que, há dois anos, a rede 3G não chegava a três mil cidades, cobrindo apenas 2,9 mil municípios.
“Há um ano, o tema da cobertura 4G era o tema principal, mas, este ano, acrescentamos cultura, accontability, digitalização e oferta. Fomos a primeira operadora a introduzir o serviço VoLTE, que já está disponível em 1.043 cidades. Estamos transformando a base de pré-pago em controle, com tráfego ilimitado on net e fidelizando os clientes do plano pós-pago high end com o TIM Black”, enumerou De Angelis.
Ele citou o serviço de banda larga fixa TIM Live como uma das apostas para o crescimento dos serviços residenciais, com uma base de 450 mil usuários. Disponível apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo, o TIM Live é provido pela rede de fibra ótica adquirida da AES Telecom. A meta é ampliar o serviço para outras localidades, que contarão com novas redes de acesso em fibra. Mas a operadora prefere não antecipar quais municípios.
A expansão da oferta de banda larga residencial também virá por meio do WTTX, banda larga móvel por meio da rede 4G com um piloto na faixa de 700 MHz, que já conta com 300 mil clientes em cidades como Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Rio Verde (GO).
De Angelis diz que, após a consolidação dos planos ilimitados e da crescente oferta de capacidade nos pacotes de dados, oque vai diferenciar as operadoras é a experiência que cada uma vai proporcionar.
“Não há nada maior do que a voz ilimitada. A TIM está convencida de que o grande diferencial competitivo é a costumer experience, e este será nosso foco. Em relação à digitalização, acabou a discussão: a hora é de fazer, não só na loja virtual, como também na física; não só em termos de eficiência interna, mas igualmente na experiência do cliente. Mais de 80% dos clientes têm um smartphone”, resumiu De Angelis.
Ele sinalizou que a operadora continuará numa expansão acelerada da rede 4G em 700 MHz, que já está em 750 cidades e crescerá à medida em que os municípios tiverem a faixa dos canais de TV analógicos desligados.
External Communication | Corporate Affairs | I&D | Digital & Social Media | Crisis Management | ESG | Government & Public Affairs
7 aLuiz Antonio Tavares da Silva Georgia Sbrana