Claro inaugura cobertura 4.5G na capital capixaba. Entenda como funciona a nova velocidade
A Claro, empresa operadora de telecomunicações, e pioneira na implantação de redes 4.5G no Brasil anunciou a ampliação da tecnologia em Vitória. No 4.5G, as velocidades médias de navegação chegam a ser até 10 vezes maiores do que o 4G convencional.
Já disponível em Brasília, a tecnologia será implantada gradativamente em várias capitais do país, ainda em 2017.
Como Funciona
O 4.5G se caracteriza por três requisitos técnicos que precisam estar disponíveis na rede e também suportados pelos smartphones compatíveis. Como o agregador de faixas, que permite a transmissão de mais velocidade. O Mimo 4x4, que utliza 4 antenas de transmissão e 4 de recepção e também um esquema avançado de modulação que permite maior eficiência espectral, transmitindo mais bits de dados a cada tempo.
Mudanças
Para implantar de forma eficiente a nova tecnologia, a empresa está modernizando os sites existentes e ativando novas torres de transmissão.
“O esforço e o investimento garantem melhoria imediata na velocidade e qualidade de conexão do usuário, mesmo para quem ainda não tem um aparelho de última geração”, explica Gabriela Derenne, diretora regional da Claro para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.
Até dezembro, 26 municípios do Estado estarão cobertos com o 4G mais rápido do Brasil. Vitória é a segunda capital a receber a nova tecnologia.
Aparelhos
Com o avanço da rede móvel, o mercado brasileiro também começa a receber os primeiros aparelhos compatíveis com a tecnologia e recursos do 4.5G.
Modelos como o Galaxy S8 e o S8+, da Samsung, o iPhone 8, iPhone 8 Plus e o Moto Z² Force, da Motorola, além do Sony Experia Xz, permitem aproveitar os avanços disponibilizados pela rede 4.5G da operadora.
Ambos oferecem a agregação de três faixas de frequência (carrier aggregation) e também maior eficiência nas transmissões, o que já permite atingir velocidades superiores onde a tecnologia 4.5G já está comercialmente disponível.
Testes em condições reais de uso permitiram medir conexões que ultrapassam 300 Mbps, cerca de 10x mais que a velocidade da rede 4G tradicional. No segundo semestre de 2017 serão lançados outros aparelhos que suportam o 4.5G e seus requisitos técnicos.
fonte - Folha Vitoria -