Apenas um vírus?
Não é fantasia, o novo Coronavírus é real! Ele é o assunto mais procurado do google, a notícias mais veiculada na TV e nas mídias sociais. Lamentavelmente, vira meme e piada no Brasil, enquanto vai fazendo quase cinco mil vítimas em poucas semanas pelo mundo...
Essa Epidemia pode nos dizer algo? Poderíamos dela extrair lições para vida? Seus efeitos ficarão apenas no âmbito da economia? Há um ensinamento global em tudo isso?
Como somos e estamos vulneráveis. A vulnerabilidade humana me parece uma primeira lição! Não se trata de um mosquito, é um vírus microscópico capaz de causar uma epidemia de medo. Não estamos preparados para enfrentar a doença, a dor, o sofrimento e a morte. Somos fracos!
Falta-nos Lucidez! Creio ser outro pontual e urgente ensinamento! O mundo ainda gira em torno de interesses econômicos. O ser humano ainda não ocupa o primeiro lugar no sistema. Temos muita informação, muita opinião; mas pouca clareza, pouca vigilância, responsabilidade comum e pouca sabedoria. Somos confusos!
E a solidariedade? Seria esse outro ensinamento? Quem sabe o mais necessário para este tempo? O que são os recursos científicos e financeiros sem comoção, sem compaixão, sem ajuda mútua fraterna e internacional? A doença separa ou une? Amar é verbo de ação!
Nas próximas semanas, possivelmente, viveremos a multiplicação de pessoas infectadas entre nós. Eu tenho até pensado que Nosso Senhor tem poupado nosso país desse mal. O vírus não tem nacionalidade! Ele não escolhe classe social, nem raça. Ele não se importa com a guerra do petróleo, com os conflitos comerciais entre China e Estados Unidos, não vai levar em conta o Congresso e o Executivo divididos, não quer saber da polarização do cenário brasileiro. O Coronavírus poderá bater à tua porta! Ele já bateu no palácio do planalto, pode ir agora à favela ou no bairro de classe alta, pode infectar jovens, crianças ou idosos.
Seja mais humano, seja mais global, seja mais amor, viva mais feliz. Ajude a quem precisar de você neste tempo. Limpe as mãos, mas não esqueça também do coração e da mente. Se é preciso saber viver, é preciso igualmente saber conviver. O coronavírus vai passar, e que lição ele deixará na tua história? Cenas dos próximos capítulos!
Eduardo Braga