Apoios que não chegam, alimentos que sobem e descem e a preparação impossível para uma guerra

Apoios que não chegam, alimentos que sobem e descem e a preparação impossível para uma guerra

Boa tarde! São estas as notícias que estão a marcar esta quarta-feira:

🥣A notícia: Apesar de preencherem os critérios, há pessoas que não receberam o apoio do Mais Habitação

O que está em causa: O governo determinou que nas "taxas de esforço superiores a 100%", o pagamento do apoio depende da verificação da taxa de esforço, através da declaração de IRS, antes de pagar a estes contribuintes, que estarão entre os mais necessitados. O desânimo é grande: “Já não estou à espera de receber, mas vou lutar até ao fim”.

🥪A notícia: O IVA zero foi aprovado há meio ano. As boas notícias? O cabaz está mais barato. As más? Há alimentos mais caros

O que está em causa: Um cabaz de 60 alimentos está hoje 43% mais barato do que a 12 de abril, uma semana antes de o IVA zero entrar em vigor. A dourada e o alho francês estão mais baratos, mas os brócolos e o azeite, mais caros. Ainda que esteja a melhorar, no geral, a alimentação continua muito mais cara do que no período pré-pandemia.

🍵A notícia: Sahlia falou com a Renascença sobre o Hamas, a guerra "dolorosa" e como acordou a 7 de outubro "numa situação completamente diferente"

O que está em causa: Antes de começar, Sahlia disse: “Antes de gravarmos, por favor, fica a saber que te digo a verdade, mas que há muito que eu não posso dizer na entrevista”. E acrescenta: “Nós [os palestinianos] temos medo que o conflito cresça, inclusive para os nossos países vizinhos.”

🥑A notícia: Dois ativistas do Climáximo colaram-se a um avião da TAP, que ia fazer Lisboa-Porto, a partir do aeroporto Humberto Delgado

O que está em causa: O grupo critica os "voos inúteis" que causam as emissões "desnecessárias e possíveis de cortar hoje". O Climáximo acrescenta que “em Portugal há hoje menos ferrovia que no século passado” e em que se encerram “mais de 100 estações quando nós precisamos de transportes públicos renováveis, gratuitos e de qualidade”


Ainda a marcar esta quarta-feira:


🍧E para sobremesa, Joana Marques regressa ao TikTok, desta vez para acompanhar o dia-a-dia de Rafael Alex, até à padaria do seu bairro.

Espreite o vídeo:

Até amanhã!


Editado por: Salomé Esteves

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Renascença

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos