Apreendendo – Trader com 3° Grau completo negocia um prestobarba com um vendedor autônomo.
Publicado dia 12 de maio de 2020, no extinto site, espaço economês; porém, está bem atual.
Um vendedor autônomo, livre de posses ou qualquer tipo de bem (“hippie” que vende coisas úteis para o dia a dia das pessoas), com duas mochilas, uma com mudas de roupas e outra com sua mercadoria. De fato, um homem livre.
Um tipo de vida que cabe muito bem para um solteirão que vive sem preocupação, a não ser consigo mesmo, “o que conseguirei comer com todo recursos que prover até às 18hr, negociando ou não?” É esse o pensamento que tem de imediato, o outro é: “qual será a próxima cidade?“ Querendo comer salgado como janta, come e, se quiser tomar café no almoço, tanto faz. Se vai viajar a pé, de carona ou de ônibus, quem pode dizer? Na noite, o desejo de repousar no camping ou numa pousada, cabe o acaso responder. Ter sabedoria de viver entre as adversidades do mercado é o que mais esse profissional liberal entende fazer. Sente todo impacto instantaneamente em cada negociação fechada no dia, com lucro, no zero a zero ou no prejuízo.
Este sobrevivente do acaso, junto ao trader, na realização da venda do prestobarba, o serviu não só com o aparelho elétrico, mas também como um admirável coach. Terminando a conversa, o homem com o aparelho na mão pensou em assessorar o vendedor a ser professor de curso de traders, na internet – do iniciante ao avançado, mas desistiu da ideia.
Como ressaltei antes com uma certa inveja, é uma pessoa livre. Mas existe uma quase impossibilidade de, se quiser sair da posição de donzelo, se apaixonar e amar uma mulher (juntar-se a uma garota de algum canto do mundo, conhecida por essas estradas da vida), é algo que o seu mindset bloqueia diante de todos os percalços não desejados para sua amada.
O diplomado concluiu o seguinte: Se for para viver de trader, só serve se for para tirar o dinheiro da comida do dia, mantendo uma reserva para os dias de loss. Tem que morar com a mãe ou numa republica bancada pelo os pais, mas se quiser ter ganhos orgânicos sendo um investidor não deve pensar como um donzelo autônomo e sim, como um empresário. Um crescimento orgânico e sem muita “liberdade” não se deve fugir da estratégia, pois sua cabeça, seu mindset está no longo prazo, que é a construção de sua família e de seu patrimônio. Uma ação/empresa tem que ser comprada por um investidor depois de uma complexa análise, onde, logo depois você deposita confiança e acredita na fidelidade dos resultados por pelo menos dez anos, como já foi explicado por um cara casado, Warren Buffett.
Ser trader ou um investidor? Faça sua escolha.
Uma pequena história de dois amigos, o primeiro já casado e investidor, o outro ainda desconhece a história do vendedor autônomo.
Não desmerecendo os trader’s, pois presenciei apenas um operar ao vivo, durante o mês inteiro e ganhar um percentual inimaginável. Profissional de mais de 20 anos. Felipe Aranha é o nome dele. Os outros que tem por aí nos YouTubes da vida, fazendo barulho, vão ter que ler esse conto/artigo.
Anderson Santos, assessor e especialista em investimentos pela ANCORD E ANBIMA, Eng. de Produção. E-mail: andsevlla@gmail.com, LinkedIn
Gerente Comercial Bradesco Expresso CPA 10 CPA 20
3 aTudo se reflete no logo prazo..